Óleo aumenta capacidade de se lembrar de eventos e de lembrar de executar tarefas em determinados momentos no futuro
O aroma do óleo de alecrim pode melhorar a memória em adultos saudáveis, de acordo com pesquisadores da Universidade de Northumbria, no Reino Unido.
O estudo sugere que o óleo aumenta a capacidade de se lembrar de eventos e a lembrar de executar tarefas em determinados momentos no futuro.
“Nós queríamos expandir nossa pesquisa anterior que indicava que o aroma do alecrim melhora a memória de longo prazo e a aritmética mental. Neste estudo nós nos concentramos em memória prospectiva, que envolve a capacidade de se lembrar de eventos que irão ocorrer no futuro e lembrar-se de completar as tarefas em determinados momentos, isso é fundamental para o funcionamento diário, por exemplo, quando alguém precisa lembrar-se de enviar um cartão de aniversário ou tomar a medicação em um determinado momento”, afirma o pesquisador Mark Moss.
A equipe difundiu óleo essencial de alecrim em uma sala de testes, colocando quatro gotas em um difusor de aroma, que foi ligado cinco minutos antes de os participantes entraram no quarto. Sessenta e seis pessoas participaram do estudo e foram alocadas aleatoriamente para uma sala, ou com perfume de alecrim ou sem odor.
Em cada sala os participantes completaram um teste destinado a avaliar as suas funções de memória em perspectiva. Isto incluiu tarefas como esconder objetos e pedir aos participantes para encontrá-los no final do teste e instruí-los a passar um objeto específico para o pesquisador em um determinado momento. Todas as tarefas tinham que ser feitas, sem nenhum alerta. Se a tarefa não foi realizada, em seguida, diferentes graus de avisos foram utilizados. Quanto mais alerta era usado, menor a pontuação.
Os participantes completaram questionários que avaliaram o humor e o sangue foi analisado para ver se os níveis de desempenho e mudanças no humor após a exposição ao aroma de alecrim foram relacionados com a concentração de um composto (1,8-cineol) presente no sangue. O composto também é encontrado no óleo essencial de alecrim e tem sido mostrado previamente para agir sobre os sistemas bioquímicos que estão na base da memória.
Os resultados mostraram que os participantes na sala com aroma de alecrim tiveram melhor desempenho em tarefas de memória do que os participantes na sala sem cheiro.
“Não havia ligação entre o humor dos participantes e a memória. Isto sugere que o desempenho não é influenciado como uma consequência de alterações no estado de alerta ou de excitação”, observa a pesquisadora Jemma McCready.
Os resultados da análise de sangue descobriram que quantidades significativamente maiores de 1,8-cineol estavam presentes no plasma de pessoas na sala perfumada com o alecrim, sugerindo que a influência do aroma foi mediada farmacologicamente.
Segundo os pesquisadores, essas descobertas podem ter implicações para o tratamento de indivíduos com limitações de memória. Elas apoiam a pesquisa anterior, indicando que o aroma do óleo essencial de alecrim pode melhorar o funcionamento cognitivo em adultos.
Do site ISaude
Mais informações: http://www.bbc.com/news/magazine-33519453