TPM é um problema que atinge muitas mulheres, algumas de forma mais grave outras menos, mas esse é sempre um assunto que está em pauta, mesmo que seja para os homens fazerem piadinhas.
Se você passa por esse problema, ou conhece alguém que passa, o estudo de caso abaixo poderá despertar uma alternativa para melhorar isso. Espero que goste!
ESTUDO DE CASO SOBRE TPM:
Kay trabalha em um escritório com outras garotas e com uma terapeuta. Muito falante e bem humorada, todos gostam muito dela. Mas, quando sua menstruação chega, torna-se uma pessoa diferente – mal humorada, perde a cabeça com facilidade e geralmente suas reações são fortes, muda completamente seu comportamento.
A terapeuta recomendou o uso da aromaterapia, e Kay aceitou experimentar. Os óleos essenciais escolhidos foram os “hormônios-like”, que aliviam a TPM:
• 2 gotas de Matricaria recutita – Germam Chamomilla (Camomila Azul)
• 5 gotas Pimpinella anisum (Anis Estrelado)
• 8 gotas Salvia sclarea L. (Salvia Esclaréia)
OBS: Algumas gotas de Lavandula angustifólia (Lavanda) foram acrescentadas, pois o aroma sem ela não era muito agradável a Kay.
Tudo isso foi colocado em 30ml de óleo vegetal de semente de uva.
As aplicações dessa sinergia foram feitas sobre o abdômen, todas as noites pela manha e à noite, logo depois que a menstruação terminasse e até o início da próxima. Kay também utilizou essa sinergia pura 2 vezes por semana no banho.
Resultados:
Depois do primeiro mês as garotas que trabalhavam com Kay admitiram que já estava mais fácil de conviver com ela.
No segundo mês, foi notável a diferença e no terceiro mês, a própria Kay admitiu estar muito mais relaxada. Ela continuou com estes dois tratamentos, por mais 6 meses, quando confirmou que estava muito melhor e muito mais feliz.
Após o período de 6 meses e por sugestão da terapeuta, Kay passou a utilizar somente a massagem abdominal à noite e o fez por mais dois meses. Mas, continuou a utilizar a sinergia no banho, pois adorava o aroma.
Kay manteve-se firme com a sinergia no banho por 3 anos antes de se casar. Sua mente manteve-se equilibrada e depois de parar o tratamento não houve o retorno da TPM.
Retirado do Livro “Aromatherapy for Health Professionals” de Shirley Price and Len Price.