Aromaterapia Para Esportes: Benefícios Antes e Depois de Práticas Esportivas

0
pratica_esportiva1

A Prática Esportiva

Os esportistas, para terem um rendimento satisfatório, devem ter uma higiene de vida adaptada à sua rotina de treinos. Alimentação equilibrada e sono reparador fazem parte da manutenção de um bom estado geral. A prática de um esporte requer um adequado funcionamento dos músculos e tendões, bem como de uma boa mobilidade das articulações e ligamentos.

Apesar de fortalecer o corpo, o esporte também o coloca à prova, submetendo-o a várias exigências.

Dores, contraturas, tendinites, torsões, estiramentos musculares… são comuns na prática do esporte.

Além disso, durante o esforço muscular, são produzidos derivados metabólicos. Dentre eles, está o famoso ácido lático que quando se acumula nas fibras musculares causa dores, câimbras e diminui o rendimento.

Os Benefícios do Esporte

A prática de um esporte, amador ou profissional, é verdadeira fonte de benefícios para o corpo e para a mente, sendo fortemente recomendada para manter a boa saúde física e mental.

A palavra esporte, significa, etimologicamente, “o lugar da diversão”. Mas é preciso tomar alguns cuidados para passar um momento agradável e tirar o máximo proveito dessa atividade. A aromaterapia pode ajudar! Ela prepara o corpo para o esforço e auxilia na sua recuperação. Sem desconfortos, o prazer pela atividade física será mantido.

A Aromaterapia Esportiva: O Que É?

Para todos os níveis de treino, a aromaterapia esportiva, graças à ação dos óleos essenciais, é muito eficaz na preparação do corpo para o esforço e na sua recuperação após o mesmo.  Seja para aquecer ou relaxar os músculos, soltar as articulações, aliviar as contraturas, câimbras, prevenir ou tratar inflamações, os óleos essenciais são grandes aliados dos esportistas, permitindo que continuem os treinos e melhorem suas performances.

O Uso dos Óleos Essenciais e o Esporte

Os óleos essenciais apresentam múltiplas propriedades que interessarão de modo evidente e particular aos esportistas, qualquer que seja a sua modalidade e o seu nível. Eles possuem propriedades que reduzem a fadiga, proporcionam conforto e melhoram a performance física.

Os óleos essenciais são, excepcionalmente, eficazes para prevenir e tratar lesões, bem como acalmar dores ligadas ao esporte. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias (sem apresentar os efeitos colaterais dos medicamentos clássicos), tonificantes, antiespasmódicas, relaxantes, ativadoras da circulação sanguínea e linfática, dentre outras. Eles auxiliam no relaxamento dos músculos, na prevenção dos traumas, na redução de micropontos inflamatórios, além de favorecerem a elasticidade do aparelho locomotor.

O conforto instantâneo, causa uma sensação de bem-estar e aumenta a confiança do atleta no seu rendimento.

Em casos de esporte de precisão, a importância da técnica é primordial. A mínima disfunção muscular pode pôr a perder meses de treino. Para os esportes de resistência como a maratona, por exemplo, a liberação de ácido lático, que não for eliminada pela circulação sanguínea poderá ser responsável por câimbras.

Quando o tipo de prática esportiva expõe a um risco de surgimento de câimbras pelo acúmulo de ácido lático, é muito indicada a fricção muscular com um produto à base de óleos essenciais para aquecer o músculo, tonificar e otimizar a sua contração.

Por que preparar os músculos para o esforço? Por que acalmá-los após o esforço?

Fazendo uma analogia, podemos dizer que os músculos são como nós. Eles precisam ser despertados suavemente. E após o esforço, é preciso relaxá-los. Ao serem solicitados, eles liberam substâncias que devem ser evacuadas. Quando o corpo “esfria”, a circulação volta ao normal, se não forem drenados, os rejeitos metabólicos permanecerão nos músculos. No dia seguinte, com o corpo “frio”, as toxinas retidas causarão dores.

Cuidados Aromaterápicos com a Prática Esportiva

A prática esportiva faz com que a pessoa conheça os seus limites. Conheça um pouco sobre os óleos essenciais e veja como eles podem lhe ajudar na prevenção de dores e lesões e recuperação dos tecidos.

Não se deve começar uma atividade esportiva sem aquecimento ou sem estiramento. Uma negligência nesse sentido pode levar ao aparecimento de câimbras, contraturas, estiramentos, torsões etc.

Quem pratica esportes ocasionalmente ou de maneira regular, sabe o quanto é importante prevenir os incidentes musculares e articulares (dores, tendinites, ruptura muscular etc) que podem acontecer, sobretudo, se o esforço físico é intenso ou quando não se está devidamente preparado para ele.

Por outro lado, a recuperação também é de grande importância e tem o objetivo de reestruturar os tecidos afetados durante o esforço físico. É uma fase importante para o esportista pois, além de evitar contraturas permite a continuação dos treinos e a progressão na superação de limites. Esta fase deve favorecer o relaxamento muscular e a drenagem das toxinas responsáveis pelos enrijecimentos e dores.

Propriedades de Alguns Óleos Essenciais Fundamentais para o Atleta

O uso dos óleos essenciais e de óleos vegetais não é algo novo no meio esportivo. Os atletas gregos utilizavam óleos em massagens para preparar e descansar os músculos. Os óleos essenciais, em sinergia com os óleos vegetais, podem ser utilizados tanto na fase de aquecimento quanto na fase de recuperação física após o esforço.

Para favorecer o movimento, a Bleuet trabalha com diferentes óleos essenciais conforme as suas indicações.

Óleo Essencial de Gaultéria: A gaultéria produz um óleo essencial com propriedades antálgicas, anti-inflamatórias e ativadoras da circulação sanguínea. A zona massageada com esse óleo essencial fica melhor irrigada e aquecida interiormente. Ele previne os traumas e ajuda na reabsorção de eventuais hematomas, além de favorecer no processo de reparação e de cicatrização dos tecidos inflamados.

Óleo Essencial de Alecrim: O alecrim oferece um óleo essencial muito apreciado para o alivio das dores musculares. Miorrelaxante, ele alivia câimbras. Além disso, atua sobre os cristais de ácido lático e ácido úrico. Usado antes do esforço ele previne e, após o esforço, ele auxilia na recuperação.

Óleo Essencial de Katafray e Eucalipto: Seus óleos essenciais possuem propriedades anti-inflamatórias e antálgicas que eliminam os micro pontos inflamatórios e a dor. Possuem efeitos vasodilatadores e aquecedores.

Óleo Essencial de Lavandim, Lemongrass, Ylang Ylang: Eles possuem propriedades antiespasmódicas. Eles inibem a liberação de acetilcolina, neurotransmissor que age na contratura muscular.

Como usar o Óleo Essencial Movimento

ANTES DA PRÁTICA ESPORTIVA

Antes da prática esportiva, aplicar o produto sobre as regiões que serão solicitadas, em vigorosas fricções, para:

    1. Ativar a circulação sanguínea (calor e vasodilatação estão associados);
    2. Melhorar a elasticidade dos músculos e tendões.

DEPOIS DA PRÁTICA ESPORTIVA

Após a prática esportiva, aplicar o produto sobre as regiões solicitadas, em profundos deslizamentos no sentido ascendente para:

  1. Acalmar os músculos, auxiliar na sua recuperação e;
  2. Eliminar os rejeitos metabólicos produzidos.

Do site: http://bleuet.com.br/ 

Deixe uma resposta