Benefícios de saúde do Óleo Essencial de Tomilho

1

Nome científico: Thymus vulgaris

Parte utilizada: extremidade florida.

Países produtores: França, sul da Europa, bacia mediterrânea.

FreshThyme_02

Os benefícios de saúde do óleo essencial de tomilho pode ser atribuído às suas propriedades como antiespasmódico, antirreumático, antisséptico, bactericida, cardíaco, carminativo, cicatrizante, diurético, emenagogo, expectorante, inseticida, estimulante, tônico e vermífugo substância.

O tomilho é uma erva comum e geralmente usada como tempero. Além disso, o tomilho também é usado em medicamentos fitoterápicos.

As propriedades medicinais do tomilho vêm principalmente dos óleos essenciais que são extraídos por destilação a vapor das flores frescas e folhas. Os principais constituintes do óleo essencial são Alpha Thujone, Alpha Pinene, Camphene, Beta Pinene, Para Cymene, Alpha Terpinene, Linalool, Borneol, Beta Caryophyllene, Thymol e Carvacrol

Propriedades medicinais:

Antiespasmódico: Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de tosse, cólicas e dores devido a espasmos. Espasmos são contrações involuntárias indesejadas e excessivas que podem ocorrer nas vias respiratórias, nervos, músculos, intestinos ou outros órgãos e podem resultar em tosse, convulsões, ataques epiléticos ou histéricos, cãibras e dores musculares, dores abdominais e intestinais, e até mesmo cólica devido a espasmos.

Antirreumático: Existem duas principais razões por trás do reumatismo, artrite e gota. O primeiro é a circulação inadequada ou obstrução e a segunda é uma concentração crescente de toxinas como o ácido úrico no sangue. O óleo essencial de tomilho pode resolver esses dois problemas. Uma vez que é um diurético (aumenta a quantidade de urina) e ajuda na remoção das toxinas do corpo. Sendo também estimulante, ativa a circulação e, assim, potencializa a eliminação das toxinas presentes na articulação. Ambas as formas ajudam a curar reumatismo, e condições relacionadas como a artrite.

Antisséptico: óleo essencial de tomilho é tem ação sobre as feridas e úlceras prevenindo infecções. Isto acontece principalmente devido à presença de componentes como cariofileno e canfeno no óleo essencial de tomilho.

Bactericida: O mesmo cariofileno e canfeno, juntamente com alguns outros componentes, dão ao óleo essencial de tomilho propriedades antibacterianas, inibe o crescimento de bactérias dentro e fora do corpo. Ele mata as bactérias, bem como os mantém longe dos órgãos do corpo. Isto é particularmente benéfico na cura de infecções bacterianas como a B-A colite, cólica renal, infecções bacterianas nos órgãos genitais e na uretra, intestinos, e nas vias respiratórias, bem como a exposição externa de feridas.

Tônico: óleo essencial de tomilho também tonifica o sistema circulatório, o coração, o sistema digestivo, o sistema nervoso, o músculos e a pele, ao mesmo tempo que fortalece o corpo e aumenta a imunidade.

Cardíaco: Esta é uma propriedade muito importante e útil do óleo essencial de tomilho no contexto atual, quando os problemas cardíacos crescem em um ritmo alarmante. Este óleo é muito benéfico para o coração. Ele mantém as válvulas funcionando corretamente, embora sendo anti-espasmódico, relaxa as artérias e veias e, assim, reduz a pressão arterial e o estresse sobre o coração. Além disso, fortalece os músculos cardíacos e tonifica o coração com uma leve ação hipertensiva. Basicamente, o óleo essencial de tomilho é bom para a saúde de todas as partes do coração.

Carminativo:  gases que se acumulam no estômago e intestinos não são tão inocentes quanto parecem. O efeito não se limita a odores desagradáveis ​​somente, podem roubar o apetite e o sono, elevar a pressão arterial, representam uma ameaça para o seu coração, causando graves dores de estômago, cólicas, vômitos, dores de cabeça e náuseas. Em alguns casos extremos, o excesso de gás pode até mesmo colocar a vida em perigo também. Portanto, o gás deve ser manuseado com cuidado e tratado em tempo hábil. Óleo essencial de tomilho, como carminativo e antiespasmódico, força a remoção dos gases através do movimento descendente (movimento ascendente é muito perigoso) e não deixa retornar.

Diurético: Aqueles que sofrem de uma acumulo de água no corpo, devido à insuficiência renal crônica ou do aumento da concentração de toxinas e sais no sangue podem ter a  certeza de se beneficiar deste óleo essencial. Ele aumenta a urina e ajuda na remoção do excesso de água, sais e toxinas do corpo. Isso ajuda a reduzir o peso, a pressão arterial, reduzir gorduras e melhorar a digestão também.

Emenagogo: As mulheres devem estar muito interessadas nas propriedades desse óleo essencial de tomilho. As mulheres estão sempre em busca de algo que pode aliviar as dores da menstruação, períodos irregulares e menopausa prematura. Elas encontram alívio neste óleo. A menstruação desce, alivia os sintomas como dor abdominal, fadiga, náuseas, depressão e diminuição da pressão arterial que estão associados com a menstruação. Retardar a menopausa, mantém assim as mulheres mais saudáveis, felizes e férteis por mais tempo. O óleo essencial faz tudo isso, estimulando a produção de certos hormônios como o estrogênio.

Cicatrizante: Isso é uma tremenda propriedade do óleo essencial de tomilho. Esta propriedade ajuda  cicatrizes e outras manchas feias em seu corpo diminuírem. Estas incluem as marcas cirúrgicas, marcas deixadas por ferimentos acidentais, acne, varíola, sarampo e feridas.

Expectorante: Quando você está sofrendo de resfriados e tosses, você precisa encontrar um expectorante.  O óleo essencial de tomilho é um grande expectorante! Ajuda a curar infecções  causadas pelo frio como  tosse e congestão nasal dando alívio de tosses e resfriados.

Inseticida: Pode manter longe insetos e pragas e também eliminá-los se for necessário. Pode ser efetivamente usado para manter longe os parasitas que se alimentam do corpo humano como mosquitos, pulgas, piolhos, percevejos e moscas, assim como os insetos que atacam grãos de alimentos e roupas, como besouros e mariposas.

Estimulante: Estimula a circulação, a digestão, as respostas nervosas e a secreção de hormônios, estimula assim todo o metabolismo.

Vermifugo:  óleo essencial de tomilho mata os vermes. Você pode experimentá-lo nos vermes intestinais redondos e em fita, bem como nas larvas em feridas expostas e vermes em gancho, que são notoriamente difíceis de eliminar.

Outros Benefícios:

Atua como um impulsionador da memória e é antidepressivo. Ajuda a aumentar a concentração e ajuda na cura da sinusite, bronquite, anorexia, celulite, eczema, pé de atleta, dermatite, picadas de insetos, laringite, faringite e outras infecções. Finalmente, pode ser usada para eliminar o mau hálito e como desodorante corporal.

Se você for vítima dos sintomas da tosse por um longo tempo utilizar os antibióticos pode tornar as bactérias resistentes a estes, então você pode querer dar a este óleo essencial uma chance.  Ao contrário de quando utilizamos antibióticos potentes, você não precisa se preocupar em arriscar a saúde de seus rins, coração, fígado, estômago e os olhos com este óleo. Ele é capaz de curar infecções no tórax (pulmões, dos brônquios, da laringe e faringe) e parar a tosse.

Tenha cautela ao utilizar o óleo essencial de tomilho: é irritante para algumas pessoas, assim como hipertensivo.  Por isso, deve ser evitado durante a gravidez e nas pessoas com pressão arterial elevada. Ele também pode causar reações alérgicas em alguns casos.

Mistura: O óleo essencial de tomilho combina bem com os óleos essenciais de bergamota, grapefruit, limão, lavanda, alecrim e pinho.

Do blog Organic Facts

Observação importante: Tratamento aromaterápico é personalizado então consulte sempre uma Aromaterapeuta para utilizar e escolher os óleos essenciais para seus cremes caseiros atuarem de acordo com suas necessidades. Ou, faça um curso para saber escolher e manusear corretamente os óleos essenciais e vegetais.