Como ter uma horta de temperos sempre bonita, vistosa e aromática

0

Queridos hortelões, hoje a dica não poderia ser mais simples! Você quer que suas ervas aromáticas estejam sempre bonitas, vistosas e saborosas? Então, use-as! Sim, é isto mesmo, o uso (ou melhor, a colheita/poda) é responsável por deixar a planta mais bonita, ramificada (cheinha) e saborosa.

Portanto, cultive temperos que você goste e use na cozinha.

Quando você colhe/poda:

  1. A planta se ramifica, pois naquele ponto que você podou irá surgir uma ramificação e um galhinho se tornará dois, ou seja, mais locais para o desenvolvimento de folhas surgirão.
  2. Prolonga o tempo de vida da planta, principalmente se você limitar o surgimento das flores. Depois que a maioria dos temperos floresce (como manjericão, cebolinha, salsinha, manjerona, entre outros) a próxima etapa é a morte da planta.

Olhem a diferença do mesmo manjericão-folha-de-alface (Ocimum basilicum crispum), recém-transplantado (esquerda) vs. após vários meses sem poda (direita). Se ele tivesse sido podado ao longo do tempo, ele estaria cheio e bonito, semelhante ao da foto esquerda. Porém, agora ele está estiolado, com muitas flores e com folhas envelhecidas, sem aroma.manjericao1Este manjericão, mais outros 10, nós deixamos propositalmente florir, pois o pessoal da Revista Natureza está fazendo uma matéria sobre os tipos de manjericões e eles precisavam tirar fotos das flores. Logo logo divulgamos por aqui quando a matéria sair.

Portanto, manjericões, hortelãs, orégano, manjerona, salsinha, coentro e cebolinha sofrem com a falta de poda. Já o alecrim é bem menos sensível, ele acaba se desenvolvendo bem mesmo sem poda.

Para saber melhor como fazer a poda correta leia este post repleto de dicas.

E vamos usar nossas ervas e temperos, nada de ter dó!

Deixe uma resposta