A terra, a mãe nos nutre, com alimentos que brotam dela; nos acolhe no berço de suas águas; nas sombras de suas árvores; nos fortalece e também nos cura com seus recursos.
Um deles, a argila, resgata nossa ligação com a mãe-terra, nos proporcionando a recuperação de diversas enfermidades.
Ela nos purifica e nos vitaliza. Pode, também, despertar a consciência do processo e do potencial de cura de cada ser humano e nos levar ao autoconhecimento. A argila age no corpo físico e na nossa energia vital, nas emoções e na mente. Esse medicamento natural desintoxica, descongestiona e vitaliza nossos tecidos e órgãos. Vivenciar a argila, como fonte ou agente de cura, que recupera e equilibra nossa saúde, expande a nossa gratidão e reverência à natureza.
As argilas naturais ou caulinos são utilizados por via oral em certos problemas digestivos.
Usa-se sobretudo a Argila Branca ou caulinite, que é uma argila lavada, ou seja, branqueada pelas águas da chuva e das nascentes.
A Argila deve a sua atividade ao forte poder de absorção e à sua grande riqueza em silício (48%), alumínio (36%) e sais minerais (14%). Assim que é ingerida, a Argila reveste, como um tapete, a mucosa gastro-intestinal, protegendo-a como um verdadeiro penso gástrico. Ajuda à sua cicatrização, absorve as toxinas e os gases presentes no tubo digestivo e assegura o conforto intestinal.
A Argila é, deste modo, utilizada para todas as patologias gastrointestinais com especial eficácia na azia. Outras Indicações: Gases, diarreia, úlcera gástrica, infecções intestinais e dores de estomago…
A argila também é diferenciada por seu uso em cosméticos, no tratamento da pele, eliminando a gordura concentrada e a CELULITE, repondo cálcio nos ossos e ativando o sistema circulatório.
Médicos naturalistas afirmam que a argila de cor verde acinzentada é a melhor por apresentar uma concentração ideal dos minerais.Suas diversas propriedades são comentadas a seguir:
– ABSORVENTE: absorve venenos, pus, muco, gases, toxinas, mau cheiro.
– BACTERICIDA: ação antibacteriana nas feridas e no aparelho digestivo. Protege e revitaliza áreas fragilizadas do organismo.
– ANTISSÉPTICA: mantém a assepsia, a higiene das áreas, nas quais é aplicada. Promove limpeza de feridas e drena suas secreções.
– RADIOATIVA: irradia energia (elétrica / magnética do sol) de forma contínua. Irradia e revitaliza a parte doente com energia vital.
– ANALGÉSICA: ação sedativa, acalma, relaxa as áreas traumatizadas de forma rápida. Alivia dores nas contusões, queimaduras e picadas. Reduz as tensões musculares atuando também no sistema nervoso.
– CICATRIZANTE: o silicato de alumínio, um dos seus componentes, é eficaz cicatrizante, agindo por meio de estimulação e cicatrização dos tecidos, o que evita marcas e cicatrizes.
– DESODORIZANTE: reduz odores desagradáveis do hálito, suor, axilas, pés, genitálias e fezes.
– CATALISADORA: estimula o metabolismo em geral, funcionando como elemento catalisador.
– ANTIINFLAMATÓRIA: combate ativamente as inflamações do organismo.
– DESCONGESTIONANTE E DESINTOXICANTE: descongestiona tecidos e órgãos com acúmulo de sangue, muco e toxinas. Ela estimula a circulação, absorvendo e retirando as toxinas do nosso corpo.
– REMINERALIZANTE E REVITALIZANTE: os tecidos e órgãos assimilam seus minerais sendo assim fortalecidos.
Texto da apostila de Argila Terapêutica de Mathilde L. Azoubel.
Atenção: Nunca use argila sem o acompanhamento de um geoterapeuta.
Este pode até orientá-lo como fazê-lo em casa, mas jamais use sem a supervisão de um terapeuta habilitado.