• Home
  • Aromaterapia
    • O que é aromaterapia
    • Conheça os óleos essenciais
  • Cursos
  • Literatura
    • Livros
    • Trabalhos científicos
  • Contato
Facebook Instagram
Terapia com Aromas
  • Home
  • Aromaterapia
    • O que é aromaterapia
    • Conheça os óleos essenciais
  • Cursos
  • Literatura
    • Livros
    • Trabalhos científicos
  • Contato
Terapia com Aromas

Intercâmbio de conhecimento: Chá de Alecrim

0
By Terapia com Aromas on 30 maio, 2012 Curiosidades

foto site BioEssência
 
Um cheirinho de alecrim
© Lucia Helena dos Santos

Há dias em que tem-se a impressão de se estar dentro de um espesso nevoeiro. Tudo parece monótono e difícil e o coração fica triste. É a noite escura da alma.
Era meu aniversário e justamente um destes dias estranhos, quando uma voz interior me disse: “Você precisa tomar chá de alecrim”. Fui ao jardim e lá estava nosso viçoso pé de alecrim. Interessante é que quase todos que visitam nossos jardins demonstram afeição e respeito pelo alecrim.
Confesso que nunca liguei muito para ele. Mas, naquele dia, com toda reverência, colhi alguns ramos, preparei um chá e o servi em uma linda xícara. O aroma era muito agradável e, a cada gole que bebia, senti a mente ir clareando. Uma sensação de bem-estar e alegria foi se espalhando pelo corpo e senti enorme felicidade no coração.
Fiquei muito impressionada com a capacidade dessa planta transmitir alegria. Aliás, o nome alecrim já lembra alegria.
Resolvi pesquisar a respeito e – veja só que maravilha! O alecrim – Rosmarinos officinalis, planta nativa da região mediterrânea – foi muito apreciado na Idade Média e no Renascimento, aparecendo em várias fórmulas, inclusive a “Água da Rainha da Hungria”, famosa solução rejuvenescedora.
Elizabeth da Hungria recebeu, aos 72 anos, a receita de um anjo (um monge?) quando estava paralítica e sofria de gota. Com o uso do preparado, recobrou a saúde, a beleza e a alegria. O rei da Polônia chegou a pedi-la em casamento!
Madame de Sévigné recomendava água de alecrim contra a tristeza, para recuperar a alegria. Rudolf Steiner afirmava que o alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo. Além disso, equilibra a temperatura do sangue e, através dele, de todo o corpo. Por isso é recomendado contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sangüínea. Também atua no fígado. E uma melhor irrigação dos órgãos estimula o metabolismo.
Um ex-viciado em drogas revelou que tivera uma visão de Jesus que o tornou capaz de livrar-se do vício. Jesus lhe sugeria que tomasse chá de alecrim para regenerar e limpar as células do corpo, pois o alecrim continha todas as cores do arco-íris.
O alecrim é digestivo e sudorífero. Ajuda a assimilação do açúcar (no diabetes) e é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual. É recomendado para a queda de cabelo, caspa, cuidados com a pele, lesões e queimaduras; para curar resfriados e bronquites, para cansaço mental e estafa; ainda para perda de memória, aumentando a capacidade de aprendizado.
Existe uma graciosa lenda a respeito do alecrim: Quando Maria fugiu para o Egito, levando no colo o menino Jesus, as flores do caminho iam se abrindo à medida que a sagrada família passava por elas. O lilás ergueu seus galhos orgulhosos e emplumados, o lírio abriu seu cálice. O alecrim, sem pétalas nem beleza, entristeceu lamentando não poder agradar o menino.
Cansada, Maria parou à beira do rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupinhas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las. “O lírio quebrará sob o peso, e o lilás é alto demais”. Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao sol durante toda a manhã.

 

“Obrigada, gentil alecrim” – disse Maria.
“Daqui por diante ostentarás flores azuis
para recordarem o manto azul que estou usando.
E não apenas flores te dou em agradecimento,
mas todos os galhos que sustentaram
as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos.
Eu abençôo folha, caule e flor,
que  a partir deste instante terão
aroma de santidade e emanarão alegria.”

.
 

Retirado do site: http://www.pousadajardimdoeden.com.br/ 

Previous ArticleLavanda, O Recovery Remedy da Aromaterapia
Next Article Óleo Essencial de Alecrim

Related Posts

Organização sem preguiça com óleos essenciais!

Óleo Essencial de Eucalipto globulus

Curso Aromaterapia Básica e Oficina – Dezembro 2023 – Ribeirão Preto -SP

Leave A Reply Cancel Reply


Inscreva-se para receber nossas novidades:


VEJA MAIS
  • Alimentação&Culinária
  • Aromaterapia
  • Casa&Ambiente
  • Cosméticos
  • Curiosidades
  • Cursos
  • Livros
  • Notícias
  • Óleos Essenciais
  • Óleos Vegetais
  • Saúde&Corpo
  • Trabalhos científicos
  • Uncategorized

2022 | Todos os direitos reservados à Terapia com Aromas.

2014 | Todos os direitos reservados à Terapia com Aromas.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.