Site Aromaflora
Famíla botânica: Graminacea.
Nome botânico da planta: Triticum vulgare/sativum/ aestinum/durum.
Denominações estrangeiras: Wheat Germ Oil, Embrión de Trigo, Blé, Weisen, Germe di Frumento.
Sobre o Trigo
O Trigo é um cereal nobre de origem bastante remota. Já era utilizado na alimentação no ano IV a.C. pelos babilônios e sumerianos.
Os maiores produtores mundiais de trigo são os Estados Unidos, Rússia e China. No conjunto de grãos, a produção mundial de trigo só perde para o milho, em termos de volume.
O que é o Germe de Trigo
O gérmen de trigo ou germe de trigo é a parte mais nobre do grão de trigo – é o seu embrião, de onde a nova planta começa a brotar.
O gérmen de trigo é considerado um alimento de alto valor nutricional. Rico em sais minerais, proteínas, ácido glutâmico, todas as vitaminas do complexo B, vitamina A e ferro, é ainda uma das maiores fontes de vitamina E.
Além do excelente papel que desempenha na manutenção da saúde, seu alto teor de fibras é de grande importância da regularização do trânsito intestinal. Auxilia ainda nas dietas de redução de peso e parece exercer papel benéfico no controle da glicemia.
Sobre o Óleo de Germe de Trigo
O Óleo de Germe de Trigo é obtido por compressão a partir dos fragmentos de germe moídos.
O germe de trigo, de onde é extraído o óleo, representa cerca de 2% do grão de trigo.
Nesta pequena parte está concentrada uma quantidade significativa de nutrientes, sendo considerada a maior fonte de vitamina E da natureza, possui também sais minerais e ácidos graxos insaturados que são de vital importância para a prevenção de doenças.
Utilização do Óleo de Germe de Trigo
O Óleo de Germe de Trigo é bastante utilizado como suplemento vitamínico, devido a grande quantidade de vitamina E.
Sua utilização aumenta a resistência física, a atividade muscular e melhora a circulação na derme.
Aplicação do Óleo de Germe de Trigo
O Óleo de Germe de Trigo tem aplicações bastante variadas: auxilia no tratamento do estresse físico, problemas cardiovasculares, insônia e distúrbios do climatério, auxilia na ativação das glândulas sexuais, melhorando a produção de hormônios, ajuda a regular o ciclo menstrual e pode contribuir na prevenção de abortos e partos prematuros.
Na cosmética e beleza, o Óleo de Germe de Trigo previne o ressecamento e as rugas. Se aplicado na pele é eficaz na recuperação da pele seca e áspera, podendo acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras.
Fisiologia sexual: Pela ação da vitamina E combinada com zinco, o Óleo de Germe de Trigo ativa as glândulas sexuais melhorando a produção de hormônios e a fertilidade em ambos os sexos. Na mulher ajuda a regular os ciclos menstruais, retarda e atenua os problemas relativos à menopausa.
Resistência fisica nas práticas esportivas: Uma dúzia de cápsulas de Óleo de Germe de Trigo, diariamente, aumenta a resistência e a capacidade física de um esportista em mais de 30%. Esta melhoria de desempenho é motivada pela vitamina E que aumenta o poder de resistência à fadiga do atleta, permitindo melhor atividade muscular
Sistema circulatório: Através da vitamina E, o Óleo de Germe de Trigo age como anticoagulante e como ativador da circulação sanguínea. É excelente para prevenir problemas cardio-vasculares: arteriosclerose, trombose das coronárias, angina do peito e flebite. Ele age nos pequenos capilares, tornando-os mais resistentes evitando os derrames. É notável a sua ação contra as varizes e a deficiência de circulação nas extremidades.
Fonte:
http://www.campestre.com.br/oleo-de-germe-de-trigo.shtml
http://ihaa.com.br/germe-de-trigobeneficiospropriedadesoleo-de-germe-de-trigo/
Composição:
Excelente fonte de minerais, numerosas enzimas, auxonas e várias vitaminas (em particular E e do grupo B), nomeadamente:
- tiamina (vitamina B1 ou F),
- riboflavina (vitamina B2 ou G),
- niacina (vitamina B3 ou PP),
- ácido pantoténico (vitamina B5),
- adermina ou piridoxina(vitamina B6),
- biotina (vitamina B8 ou H),
- ácido fólico (vitamina B9 ou M),
- filoquinona (vitamina K),
- provitaminas A e D,
- tocoferol (vitamina E),
- magnésio,
- fósforo,
- potássio,
- cálcio,
- manganês
- selênio,
- cobalto,
- cobre,
- ferro,
- zinco.