Óleos Essenciais para Crianças

40

Texto de JC Shannon 

Two little girls are laying on green grass

Quando se trata de usar óleos essenciais em crianças, uma pergunta muito comum é:

Quais os óleos essenciais que não são seguros para serem utilizados topicamente?

Como ele muda de acordo com a idade, é muito mais fácil dizer quais são os óleos essenciais seguros para cada idade, em vez dos que não são seguros. Uma vez que aos 12 anos de idade, você pode usar os óleos como você faria para qualquer adulto.

Você deve certificar-se de que a diluição seja feita para estes óleos de acordo com a idade da criança. Muito importante lembrar sempre isso!

Taxa de Diluição para Crianças

Quando você estiver diluindo uma sinergia de óleos, que já é uma mistura de óleos, você deve ajustar a relação triplicando o número de gotas. Portanto, se um óleo essencial puro precisa ser diluído, coloque 1-2 gotas em 30 ml do óleo carreador. Já no caso de uma sinergia, você pode diluir a sinergia misturando 3-6 gotas em 30 ml de óleo vegetal.

DILUI-SE EM 30 ML DE ÓLEO CARREADOR

IDADE

ÓLEO ESSENCIAL

Recém-nascido 0-1 gota
2-6 meses 0-1 gotas
6-12 meses 1-2 gotas
1-4 anos 1-5 gotas
5-7 anos 3-6 gotas
8-12 anos 5-10 gotas

Óleos Essenciais para Crianças

Isso envolve o uso tópico destes óleos em crianças. Eles devem ser SEMPRE diluídos. Isso deve ser muito salientado! Quando se trata de óleos essenciais para as crianças, basta manter o ditado “melhor prevenir do que remediar” sempre  em sua mente em todos os momentos. Eu tenho esse ditado em cima da minha mesa de trabalho!

Esta tabela é uma diretriz para ajudar você a começar. Você pode achar que um óleo vai funcionar muito bem em uma criança logo ao ser utilizado e o mesmo óleo pode muitas vezes ter que ser usado mais tarde em outra criança. Esta é apenas uma diretriz. Também não abrange todos os óleos essenciais.

Idade da criança Óleos Essenciais
Recém-nascido Camomila romana, Camomila alemã, Lavanda, Mandarina Vermelha.
2-6 meses Neroli, Endro, Gerânio, Rosa (e todos os listados na idade acima).
7-12 meses Palmarosa, Petit Grain Bigarade, Tangerina, Imortalle, Murta, Cardamomo (e todos os listados em idades acima).
2-5 anos Gengibre, Limão, Grapefruit, Coentro, Mil folhas, Semente de pepino, Eucalyptus citriodora, Melaleuca, e Ravensara (e todos os listados em idades acima).
6-8 anos Incenso, Bergamota, Manjerona doce, Tea Tree, Eucalyptus radiata, Eucalyptus globulus, Helichrysum, Pinho, Mirra, Nardo, Laranja, Semente de Cenoura, Hortelã Pimenta (e todos os listados em idades acima).
9-11 anos Cipreste, Melissa, Ylang-Ylang, Elemi (e todos os listados em idades acima).

Muitos de vocês têm perguntado por que não deve se usar os óleos essenciais nos filhos sem diluí-los. Há algumas razões para isso: devido a possibilidade de irritação ou hipersensibilidade da pele. O uso excessivo de qualquer óleo essencial sobre a pele, pode causar uma sensibilidade exacerbada, incluindo alergias.

Outro efeito é que o óleo essencial pode ter uma ação muito forte para a criança. Como são pequenas e a pele muito sensível a absorção dos óleos tem um efeito mais rápido, mais forte sobre ela, do que para um adulto. Se exagerar em qualquer óleo especial, pode criar problemas internos na criança e não apenas sobre a pele.  Em quantidade exagerada pode causar danos aos rins ou ao fígado. Este é um efeito que não é perceptível à primeira vista. Ele só se acumula ao longo do tempo.

No que diz respeito ao óleo essencial de hortelã-pimenta e os de eucalipto, dois dos componentes principais destes óleos são mentol no hortelã-pimenta e o 1,8 cineol, no Eucalyptus radiata e no Eucalyptus globulus, que estimulam os receptores de frio nos pulmões. Em bebês isso provoca um reflexo que diminui a respiração para baixo significativamente. (Para maiores informações, consulte  Essential Oil Safety: For Health Care Professionals, 2nd Edition, by Robert Tisserand and Rodney Young).

Little girl is blowing a soap bubbles

Uma vez que as crianças já sejam mais velhas, o uso tópico não é tanto um problema. Agora é necessário lembrar que o óleo essencial de Eucalyptus citriodora é mais seguro do que o de Eucalyptus globulus e radiata. Os óleos quentes são designados como tal, não só porque eles podem queimar a pele, mas porque são muito potentes. Os óleos essenciais das Chamomiles são chamados de “óleos das crianças”, porque são mais leves e muito melhor para peles sensíveis.

Em última análise, a decisão é sua, é claro, mas essas são as principais razões que aconselho usar com cautela os óleos essenciais topicamente em crianças.

Mais alguns pontos

Nunca aplicar topicamente em crianças menores de 5 anos: óleo essencial de orégano, casca de canela, tomilho, citronela, folha de louro, botão de cravo.

Para crianças com menos de 3 anos, você precisa evitar óleos essenciais com uma alta de 1,8 Cineol constituinte (65% e acima). Esses óleos são Eucalyptus radiata, Eucalyptus globulus, Helichrysum gymnocephalum, Cajeput, e Sage. Eles podem interferir, e muito, na respiração dos pequenos.

E por último, filhos menores de 12 anos nunca devem ingerir óleos essenciais.

Do site Rocky Montain Oil

40 Comentários

  1. Pode ser usado algumas gotas de óleo essencial de eucalipto em 1litro de água fervente para deixar no quarto do bebê ( 1ano de idade)

  2. olá, minha filha tem 6 meses. Eu comprei um umidificador de ar que vem com um deposito de oleo essencial para fazer aromaterapia. mesmo assim, não posso usar o óleo de eucalipto? E o de erva-doce?

    • Cecilia Ghiraldelli em

      Bom dia… se você colocar antes da criança estar no quarto, vai ficar bastante suave o aroma e não ira criar problemas, mas prefira o óleo essencial de hortelã na hora da respiração, em vez do eucalipto..

  3. Olá!

    Comprei um gel composto de óleos essenciais de eucalipto, mentol e camomila – posso passar na minha bb de 9 meses? A aplicação seria no peito e costas, devido a formação de catarro…ela fez 10 dias de nebulização, to usando o descongestionante nasal, sugador e nada de limpar…gostaria da opinião de vcs…eu passei um vez hj pela manhã e de fato percebi que em pouco tempo começou a sair o catarro em grande quantidade…mas lendo um pouco do texto fiquei com receio de continuar o uso (destaco que passei muito pouquinho e espalhei bem).

    • Cecilia Ghiraldelli em

      Oi Suelen, pode sim, mas bem pouquinho, ela é muito pequena. Se puder procurar um aromaterapeuta para acompanhar você e os seus, sempre é mais importante, pois cada um de nós respondemos de formas diferentes aos óleos essenciais. Desculpe a demora….

  4. Bom dia! Meu filho tem 5 anos, posso usar uma gota de óleo essencial de vetiver misturado a um creme de massagem pra massagear os pés dele?

  5. Olá, minha filha tem 4 meses e está com o peito carregado. Uma amiga indicou usar óleo essencial de eucalipto diluído em óleo de amêndoas nos pezinhos. Mas, agora lendo alguns textos estou na dúvida. O q vc aconselha? Obrigada

  6. Boa tarde,
    posso colocar algumas gotinhas de oleo essencial tea tree no umidificador no quarto do meu filho de 4 anos??

    • Terapia com Aromas em

      Bom dia Erica, para crianças sempre recomendo o Hidrolato….você pode aspergir nas mãos do seu filho, e ele respirar profundamente…ou mesmo na cama…travesseiros.

  7. Olá
    Tenho uma menina de 2 anos e um menino de 5 anos… eles vivem pedindo para passar perfume e então pensei que unir aromaterapia e o desejo do perfume seria perfeito e mais saudável.
    Qual óleo essencial seria ideal ? Gostaria de unir um bom perfume ao benefício para as crianças…
    Aguardo

    • Terapia com Aromas em

      OI Isa, seria interessante fazer a Matrix aromática deles, assim estariam já trabalhando o que vieram vivenciar nessa vida!
      Cecilia Ghiraldelli

  8. Olá, meu filho é agitado, posso usar óleo essencial de lavanda no travesseiro antes de dormir para deixá-lo mais tranquilo? Ele tem 3 anos.
    Obrigado

  9. Ola. Meu bebe tem 1 ano e meio posso dar 1 gota de oleo de copaiba diluída em agua ou leite materno para ela…esta com muita tosse e parece ser alérgica.

    • Terapia com Aromas em

      Não se deve ingerir óleo essencial, e toda vez que for utilizar, o melhor é diluir (10ml de um creme neutro ou óleo vegetal e uma gota do óleo essencial… aplicar com massagem no torax…O mais recomendado seria procurar um aromaterapeuta para preparar de acordo com as necessidades sua e de seu filho.
      Cecilia

  10. BOA TARDE,

    TENHO DOIS FILHOS UMADE 6 ANOS E OUTRO DE 1 ANO E 3 MESES COMPREI A ESSENCIA DO HORTEÃ PARA A DE 6 ANOS POIS ELA TEM RENITI E AS VEZES FICA TODA ENTUPIDA. POSSO USAR NO MEU BB TAMBÉM? DE QUE FORMA POSSO USAR NELE E NELA?

    OBRIGADA.

    • Terapia com Aromas em

      Prefira o hidrolato, que já vem bastante diluído, pois crianças pequenas, tem ainda o pulmão muito sensível.
      Cecilia Ghiraldelli

  11. Minha bebê tem 5meses esta gripada posso coloca 2 gotinhas de óleo essencial de ortela orelha e menta no umidificador de ar para ajuda na respiração

    • Terapia com Aromas em

      Cristiane, uma gota e a menor possível..ou prefira o hidrolato de hortelã, pois é o melhor para crianças abaixo de 2 anos.

  12. Bom dia !
    Minha filha tem 2 anos e 6 meses , esta com uma tosse seca ( alergica ) a mais de 15 dias … posso usar o oleo de Malaleuca ? posso colocar no umidificador ou pingar no colchão ?

    • Terapia com Aromas em

      Melaleuca é muito mais usada para infecções. Alergia são as Camomilass, as Lavandas. Seria interessante buscar uma Aromaterapeuta para uma avaliação completa!

  13. Comprei óleo essencial de hortelã (mentha piperita) a moça q vendeu disse q poderia pingar umas gotinhas na mão e passar nos pés do meu bebe de 1 ano e 9 meses. Está correto qual seria a melhor forma de utilizar

    • Terapia com Aromas em

      Nunca use óleo essencial puro na pele, nem de adultos, quanto mais crianças. Para criança até 3 anos raramente usamos hortelã, eucaliptos, pois ainda o pulmão está se desenvolvendo. O melhor seria procurar um.atomaterapeuta que escolhesse o melhor para o seu bebê, e para você também!

  14. Cecilia boa tarde
    Você sabe se òleo de copaiba pode ser utilizados em crianças de 1 ano ? Meu filho está com bastante tosse e li alguns artigos à respeito

  15. Ola você poderia me ajudar meu filho está com muito tosse alérgica e e me indicaram o óleo de copaíba e tea tree para passar nas costas dele, esses podem ser utilizados nesta idade.

  16. Tenho um bebê de 2 meses muito gripado posso colocar uma gota do óleo de hortelã no umidificador do quarto dele ?

    • Terapia com Aromas em

      O cuidado com o bebê com óleos como hortelã, eucalipto, é muito importante, pois o pulmão do bebê ainda está em formação. Seria interessante um Aromaterapeuta para ajudar no que exatamente seu bebê precisa. Eu faria um chá de camomila para que o ambiente fique com esse aroma.

  17. Boa noite!
    O óleo de hortelã pimenta pode ser usado na agua da banheira (1 gota) para congestao nasal e tosse, para bebe de 7 meses? Se sim, pode ser feito nos dois banhos do dia?
    Obrigada!

    • Terapia com Aromas em

      Seu nenê é muito novinho. Então muito cuidado. Dilua 1 gota em 100ml de sabonete liquido..e coloque só duas ou tres gotas na água da banheira..e cuidado com os óleos, pois pode arder.

  18. Olá, Bom dia!
    Uma criança de 7 anos que tem rinite e asma pode fazer inalação com hortelã pimenta?
    Agradeço atenção. 🙂

Deixe uma resposta