SÁLVIA ESCLAREIA – Sálvia sclareia
Site da BioEssencia
Embora as suas propriedades sejam semelhantes as da sálvia comum, a sálvia esclareia é mais usada na aromaterapia em virtude do seu baixo nível de toxicidade. É utilizada no tratamento de problemas ligados a menstruação e a menopausa. É muito útil também em infecções da garganta e do trato respiratório.
Usos Caseiros
• Tem afinidade com o sistema reprodutor e equilibra normalmente o sistema endócrino.
• Pode ser muito benéfica nos sintoma pré-menstrual e na menstruação dolorosa, podendo ajudar em casos de espasmos musculares, dor nas costas, rigidez e cãibras.
• Pode ser de muita utilidade durante a menopausa.
• Sendo um Tonico uterino e também um analgésico, ajuda na fase mais adiantada do trabalho de parto, embora não deva ser usado no início.
• É útil nas infecções da garganta e do aparelho respiratório e também pode ajudar nas inflamações cutâneas e nos inchaços.
• É benéfico para quem tem problemas digestivos ou de flatulência, sendo também de grande utilidade em casos de dores de cabeça e enxaquecas.
O óleo é muito sedativo e provavelmente dificulta a concentração. Em grandes doses, provoca dores de cabeça. Não deve ser usado antes de conduzir um automóvel. Se associado ao álcool, pode provocar náuseas.
Usos Através dos Tempos
• Na Inglaterra do século XVI, usava-se a salva esclareia, em lugar do lúpulo, no fabrico da cerveja. Ela também entrava na composição dos vinhos alemães para torná-los mais inebriantes.
• A sálvia era usada como planta medicinal no Antigo Egito, para tratar a infertilidade, e tanto os gregos como os romanos acreditavam que assegurava uma vida longa.
• Na Idade Média, era conhecida como óculos chiste, que quer dizer “o olho de Cristo”. *Clarus significa “claro” em latim e a própria erva (não o óleo) talvez tenha sido usada para limpar o muco dos olhos.
• Sálvia vem do latim salvaro ou salveo, que quer dizer “salvar”, que reflete a fama de “cura tudo” que a planta tem.
• O óleo de sálvia esclareia tem propriedades semelhantes as do óleo de salva comum, mas é muito mais seguro, porque contém menos tuiona. É preciso ter cuidado para comprar o óleo certo.
Notas Sobre a saúde
Efeitos na pele
• Tem propriedades regenerativas e estimula o nascimento de cabelos novos. •Limita a produção de sebo e combate a oleosidade do cabelo e a caspa. Usos na Aromaterapia
• Provoca sonhos vívidos e estimula a clareza na recordação dos mesmos.
• Pode causar uma sensação de euforia. Porém, em doses maiores, também pode ser um narcótico e provocar sonolência.
• É útil no combate a ansiedade em situações de tensão.
Descrição geral: Uma erva com pétalas de flores brancas ou lilás-claro que terminam numa ponta dura (skeria significa “dureza” em grego) e folhas grandes e enrugadas presas a um caule cor-de-rosa. A planta atinge uma altura de cerca de 60 cm.
Atributos e características: Afrodisíaco, equilibrador, eufórico, sedativo e tonico.
Nome da família: Labiteae.
Método de extração: Destilação a vapor das partes verdes e das sumidades floridas.
Composição química: Linalol, salviol (alcoóis); acetato de linalilo (éster); cineolo (cetona); cariofileno (sesquiterpeno).
Nota: Entre alta e média. Aroma Forte, pesado e parecido com nozes.
Propriedades: Anticonvulsivo, antidepressivo, antisséptico, antiespasmódico, antissudorífero, afrodisíaco, adstringente, balsâmico, cicatrizante, desodorizante, digestivo, emenagogo, hipotensor, nervino, parturiente, sedativo, estomáquico, tônico uterino.
Mistura-se bem com: Cedro do Atlas, bergamota, cipreste, incenso, gerânio, toranja, jasmim, zimbro, alfazema, lima e sândalo.
É cultivada em todo o mundo. O óleo de melhor qualidade vem de França, Grã-Bretanha e Marrocos.
Bibliografia The A to Z of essential oils – E.Joy. Bowles / Barron´s. The Illustrated Encyclopedia oh ESSENTIAL OILS – Julia Lawless / Element Aromaterapia para uma vida Saudável – Clare Walters / Konemann.
A Bio Essência não se responsabiliza pelo uso indevido de seus produtos. Em caso graves ou em casos de dúvida procure orientação de um médico.