Texto de Gabriela Pastro do Viveiro Sabor de Fazenda
Geralmente, montamos nossa horta através do plantio de pequenas mudas, mas podemos começar de uma maneira diferente e divertida…podemos plantar através de sementes e acompanhar o crescimento de nossas plantinhas desde o começo.
Do que precisamos?
1 sementeira;
1 pacote pequeno de substrato orgânico;
1 pacote de sementes sem defensivos (ou diversos pacotes de sementes sem defensivos de diferentes espécies).
O processo é simples:
Coloque o substrato orgânico até quase a borda da célula, deixando aproximadamente 1,0 cm livre. Posteriormente, coloque 2-3 sementes da erva escolhida e depois cubra com uma camada fina de substrato. Esta camada não poderá ser grossa, senão quando a semente germinar a planta não terá força suficiente para “vencer” a camada de terra acima dela.
Repita este procedimento em todas as células da sementeira. Você poderá usar mais de uma espécie, porém não misture as espécies na mesma célula.
Por último, regue com um pulverizador. Nesta fase de sementeira, a rega não poderá ocorrer com um regador comum, visto que, a força da água que sai do regador poderá afundar a semente, impedindo-a de sair da terra depois de germinada, ou expondo ela. Será necessário regar levemente todos os dias nos primeiros 15 dias. Se colocarmos água em excesso, a semente apodrecerá.
Após 30 dias as mudas já terão formado o torrão e poderão ser transplantadas. Podemos transplantar cada muda para um local temporário (vaso pequeno) ou diretamente para um local definitivo (chão, vaso grande ou jardineira).
Mas porque usar um vaso temporário e, somente depois, passar para um local definitivo?
Esta etapa garante um controle maior da umidade durante o período inicial e crítico de crescimento da planta e aumenta a probabilidade de sucesso. Depois de aproximadamente mais 15 dias outro torrão será formado tomando todo o novo vaso. Após isto, é só retirar a muda e transplantar para o local definitivo.
Gostou? Agora é só colocar as mãos na terra!