Uma massagem para acalmar a Cãibra muscular

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Incluir uma caminhada de 30 a 40 minutos no  dia a dia, com certeza vai acrescentar benefícios para a  saúde do corpo. Mas para estes benefícios realmente aparecerem  andar acelerado e sair realmente para caminhar pelo menos 3 vezes por semana é necessário. Mas, se você não estiver acostumado a caminhar ou fazer algum tipo de exercício, com certeza seu corpo vai reclamar e a cãibra vai aparecer.  Se a cãibra aparecer, o ideal é alongar o músculo no sentido contrário ao da cãibra, ou esticar as pernas e puxar os dedos dos pés.

Mas afinal o que são as cãibras? Cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo muscular. Elas acontecem somente na musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna. Uma cãibra pode começar durante uma atividade física, no repouso e até mesmo durante o sono. Muito comum a cãibra começar após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo que está sofrendo o processo.

O uso excessivo de um músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente manter a mesma posição por um período prolongado de tempo pode resultar em uma cãibra muscular. Em muitos casos a  causa exata do sintoma é desconhecida. A maioria das cãibras musculares é inofensiva, mas podem estar relacionados a problemas de saúde como: estreitamento das artérias, compressão do nervo, deficiência de potássio, cálcio ou magnésio, uso de medicamentos diuréticos , diabetes, doenças neurológicas, doenças do fígado, distúrbios da tireoide, alcoolismo, etc  Assim, buscar ajuda médica é necessário se elas continuarem a incomodar.

Utilize a Aromaterapia para minimizar os efeitos da cãibra, faça uma massagem muscular com do óleo vegetal  (amêndoa doce , arnica, copaíba)  e acrescente uma gota de um dos seguintes óleos essenciais ou uma sinergia deles.  Estes óleos essenciais  penetram na pele rapidamente e atingem os tecidos musculares, e com a grande quantidade de antioxidantes melhoram a oxigenação das células e limpam o sistema linfático.

Óleos Essenciais:

– Eucalipto globulus analgésico em dores musculares

– Hortelã pimenta – oxigena as células

– Cipreste relaxante e estimula a circulação;

– Manjericão tem propriedades antiespasmódica e antiinflamatóri;

– Manjerona acalma e relaxa grupos musculares, que inclui também os músculos do coração, cólon, diafragma. É potencializado pelos óleos essenciais com propriedades relaxantes musculares.

Para complementar, consuma mais alimentos como aveia, banana, brócolis, funcho, frutas secas, nozes e laticínios para obter doses suficientes de magnésio, potássio e cálcio.

Referência:

Conferência – Cãibras: Mais do que Bananas? – Dra. Tânia Rodrigues RGNutri

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