Texto Vera Guedes
A árvore de Eucalipto pode crescer até 70 metros de altura; seu tronco é macio, verde ou azulado e descasca muito facilmente, suas folhas são opostas, lancea das e duras assim como couro, que contém numerosas glândulas de óleo essencial; suas flores se formam em forma de botão, bem cobertas por uma camada de pele protetora, que são literalmente expulsas, quando é chegada a hora do desabrochar de suas lindas flores brancas.
; grego myrtos – que significa perfume – devido ao forte aroma exalado pelas flores.
As principais espécies fornecedoras de óleo essencial e seus principais elementos químicos são:
Eucaliptus radiata, – Folhas de menta estreita – Óxido 61-77%
Eucaliptus smithii – Gully gum – Óxido 70-80%
Eucaliptus staigeriana – Ação direcionada para o campo emocional – Monoterpenes até 50%, óxido 6%, álcool e éster.
Os óleos essenciais de Eucalipto mais utilizados na aromaterapia têm ressonância com os sistemas do corpo: cutâneo, respiratório, imunológico, nervoso, urogenital, e musculoesquelético.Tem indicações terapêuticas para tratar: Infecções cutânea; bronquites, pneumonia, gripes, sinusites, laringites, amigdalites, tosse com catarro e tuberculose; dor de cabeça por congestão mental; cistite, cândida albicans, leucorreia, gonorreia e herpes vaginal, artrites e infecções cutânea; artrites e reumatismos e dores musculares por estresse.Muito usado para combater o desenvolvimento da febre da malaria. Excelente para tratar doenças viróticas especialmente do sistema respiratório.
Uma vez no interior do sistema, infiltrados nas células do hospedeiro, são capazes de se auto- reproduzir, por tomarem conta da célula na qual se alojaram – duplicam a área no interior do núcleo e substituem a originalidade das células por suas próprias marcas, tomando assim conta do corpo. Este é o ponto onde a estrutura física mais produz anticorpos, com a missão de destruir o vírus.
É um óleo muito utilizado em ambientes onde há pessoas doentes, por ajudar a manter o espaço físico protegido e arejado contra os germes; tem grande poder desinfetante, principalmente em períodos de doenças contagiosas, para prevenir que a contaminação se espalhe .De acordo com Jean Valnet, uma solução de 2% de óleo de Eucalipto usado em spray no ambiente mata 70% da bactéria que se propaga no ar – Staphylococcus.
Cirurgiões que praticam a medicina tradicional do Ocidente descobriram, neste óleo, um excelente produto de ação anti-séptica, para ser usado em processo cirúrgico das cavidades, na prevenção de infecção e contaminação hospitalar por bactérias.
Cirurgiões dentistas também fazem uso das propriedades do Eucalipto, quando estão a tratar de cáries nos dentes, para ajudar a eliminar as bactérias e fortalecer a saúde bucal.
Óxido 1,8 cineole, principal composição química do óleo essencial de Eucalipto é também conhecido como Eucaliptol.
óxido 1.8 cineole quer dizer – Energia do Vento
cin = energy – energia
eole = wind – vento
Eucaliptol é um ingrediente de muitas marcas de bochechos e supressor da tosse. Ele controla a hipersecreção de muco nas vias aéreas, usado com eficácia para no tratamento de rinossinusite não purulenta. Pesquisas mostraram que os indivíduos tratados apresentaram menos dor de cabeça em flexão cefaleia frontal, sensibilidade dos pontos de pressão do nervo trigêmeo, comprometimento do estado geral, obstrução nasal e secreção. Eucaliptol reduz a inflamação e dor quando aplicados topicamente.
Uso via oral deverá ser feita somente por médicos e ou profissional da área da saúde treinado e qualificado para efetuar a prescrição.
1 comentário
Pingback: Melhore a sua respiração com o Óleo Essencial de Eucalipto