Texto Aromaflora
Envelhecimento e memória
Lapsos de memória em adultos mais velhos são sinais normais e esperados do envelhecimento e não são sinais da doença de Alzheimer ou de demência. Mesmo nos casos mais graves de perda de memória, muitas vezes a causa pode ser atribuída a medicação/remédios ou, alternativamente, para o nível de stress que o indivíduo está experimentando durante este período de tempo. Em casos como estes simplesmente removendo o medicamento, alterando os remédios utilizados ou diminuindo os níveis de estresse podem reparar a memória para que ela possa continuar a funcionar no seu melhor.
Sintomas de esquecimento normal e sinais de comprometimento cognitivo
Assim como nossas habilidades físicas começam a diminuir com a idade, assim também acontece com nossas memórias. Podemos encontrar-nos andando em um quarto e se perguntando por que nós fomos lá; para encontrar nós nossas chaves ou os óculos mais do que o habitual… Muitas vezes esquecemos o nome de uma pessoa que não víamos há algum tempo e em outras ocasiões esquecemos uma consulta odontológica, embora esta última data possa ter sido convenientemente desmarcada!
É pouco provável que estes sintomas se correlacionem com outra coisa que não relacionada com o fator idade. Quando você perceber que esses esquecimentos ocasionais possam ter um maior impacto sobre sua vida, você deve procurar uma opinião profissional. Esquecer as coisas que não são mais triviais, por exemplo, onde é a casa de seu melhor amigo, a data do aniversário do seu filho ou onde você estacionou seu carro; são todas informações relativamente importantes e de ser incapaz de se lembrar delas, sem dúvida, causa mais perturbações!
Para melhorar a sua memória
Existem métodos simples que podemos adotar em nossa tentativa de combater a idade terá efeitos sobre a nossa memória:
• Comer uma dieta saudável e exercitar-se regularmente não só nos mantém em forma e ágeis, mas também promovem melhor fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando o nível de substâncias químicas cerebrais que são necessários para apoiar os nossos complexos sistemas cognitivos.
• Cochilar à tarde! O cansaço pode tornar difícil pensar e se concentrar em tarefas cotidianas. E como nossos corpos, o nosso cérebro precisa descansar também; portanto durma frequentemente e durma bem! Remova os estressores de sua vida: tenha aulas de relaxamento, tente yoga ou ler um livro… ou, que tal aquela massagem relaxante que você sempre prometeu a si mesmo? Elimine os maus hábitos, por exemplo, fumar ou beber muito… além de aumentar sua vida útil esperada, irá reduzir significativamente o risco de ser afetado por desordens vasculares!
Aromaterapia é extremamente útil para compensar qualquer disfunção na memória pois pode desempenhar um papel importante não apenas no bem estar físico e emocional do indivíduo, mas também o seu bem-estar mental. Um aroma pode não apenas afetar o humor de uma pessoa, mas pode também revelar-se poderoso o suficiente para evocar lembranças, principalmente as felizes recordações. Óleo essencial de Alecrim, em particular, tem sido utilizado para aumentar a circulação do sangue do corpo e para o cérebro, como um excelente estimulante para permitir que a memória funcione de forma mais acentuada. Também é um aroma que pode ajudar a aliviar o estresse e relaxar preocupações. (V.A. Worwood, 1991)
Dicas para auxiliar a memória e outras funções cognitivas:
Uma boa maneira de envolver-se com os aromas do óleo essencial é usar um difusor de aromaterapia. Um difusor elétrico é considerado muito mais seguro do que aquele que utiliza velas.
Coloque 3 gotas de óleo essencial de Alecrim e 3 gotas de óleo essencial de Manjericão no difusor e permita que os aromas estimulem sua mente enquanto você executa todas as tarefas diárias. Se essa mistura é um pouco estimulante para você, então substitua o Manjericão por 5 gotas de Lavanda e permita que os aromas aliviem quaisquer preocupações.
Alternativamente, acrescentando 9 gotas de óleo essencial de Lavanda e 6 gotas de óleo essencial de Alecrim para 30 ml de óleo de Maracujá, você não só cria um óleo para as suas mãos como trabalha no rejuvenescimento suas células peles, garantindo que sua mente receba todos os benefícios destes óleos tranquilizantes e tonificantes.
É vital exercitar-se, bem como descansar e relaxar. É a última coisa que você quer fazer quando você está cansado, mas o exercício ajudará a recarregar o seu nível de energia e combater a fadiga.
Sugestões para manter sua memória ativa
Mistura Anti-fadiga:
Misture 20 gotas de óleo essencial de Grapefruit com 10 gotas de óleo essencial Cipreste e 10 gotas de óleo essencial de Gerânio em 120ml de óleo de amêndoas. Utilize a mistura óleo de fricção para ajudar seu corpo a começar a construir o seu suprimento energético.
Mistura Energia Matutina:
Adicionar 1 gota de óleo essencial de Hortelã-pimenta com 1 gota de óleo essencial de Alecrim numa espoja espumante. Esfregue em todo o corpo, em seguida, entrar no chuveiro morno e enxágue bem.
Misture para um sono repousante:
Mistura de 1 gota de óleo essencial Laranja com 1 gota de óleo essencial de Vetiver e 1 gota de óleo essencial de Gerânio. Adicione algumas gotas da mistura num chumaço de algodão dentro seu travesseiro ou em um difusor para um bom sono.
Referência: Worwood, Valerie Ann – The Complete Book of Essential Oils & Aromatherapy, New World Library, 1991
— com Margarida Fernandes.