Texto Vera Guedes
Conhecido como a erva iluminadora da Mente e Revigorante do Coração, é uma erva renomada por sua utilização no tratamento de indivíduos que sentem dificuldades em aprender com os erros da vida. É altamente indicada para aqueles que seguem repetindo os mesmos erros com muita freqüência.
Sob a influência de seu aroma renova-se um fresco entusiasmo pela vida.
Com a sua utilização, o dinamismo passa a ser evidenciado no comportamento cotidiano da pessoa, para que passe a administrar seus afazeres do dia-a-dia com mais vigor, otimismo e FOCO.
Com o uso do Alecrim, eleva-se a autoconfiança e a autodeterminação, é altamente indicado para ajudar a pessoa que dele necessita a encontrar soluções ou caminhos construtivos quando se está atravessando períodos de mudanças, sua função como erva do aprendizado é mostrar caminhos alternativos, os quais serão iluminados pelo poder da mente que se liberta de padrões repetitivos de erros. Por sua ação libertadora de bloqueios emocionais, ajuda a liberar memórias antigas de sofrimentos que podem estar sendo motivo de bloqueio mental.
O Alecrim também eleva a capacidade de se vislumbrar o novo focando mais atenção na divindade, ele confere fé para os corações descrentes pelo sofrimento de que existem forças superiores atuando e promovendo orientação interna, ele promove o resgate da fé intrínseca.
Seu aroma quente e vigoroso trabalha num nível muito profundo dentro da consciência individual, para lembrar a pessoa de que nunca se deve negligenciar o aspecto espiritual.
O alecrim, esta erva solar proporciona uma linda abertura no nível da mente superior, provocando o despertar de lembranças sobre a divindade, lembranças de que, nós, Seres Humanos somos primeiramente, Seres Espirituais, que somos de fato, todos filhos e filhas de Deus, e que ele está em nós e por nós.
Nicolas Culpeper (1616-1645) o recomendava para tratar doenças da cabeça e do cérebro, como tontura, desmaios, vertigem, dores de cabeça, sinusite com muito prurido, que afetava os dentes e a gengiva. Ele acreditava que o Alecrim ajudava a tratar pessoas com padrão mental letárgico, e que esta erva ajudava no desabrochar das qualidades da mente como, por exemplo, a inteligência lógica e objetiva. Ele o recomendava por seu poderoso efeito estimulante no cérebro e por suas habilidades em tratar questões como perda de memória – salientava que este perfil era muito propenso à fraqueza e disposição para doenças.
Dizia John Gerard, herbarista do século XVI: “O Rosemary conforta a cabeça fria e o enfraquecimento do cérebro, em uma maneira maravilhosa”.Rosemarinus oficinalis a Erva que revigora o Cérebro e o Coração do homem, e resgata a sua Consciência Divina.