Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas descobriram, através de análises, que a substância Eugenol encontrada no cravo-da-índia é capaz de matar as larvas de mosquito da dengue em 24 horas.
Alternativas de controle da dengue são destaques na Rio+20 (19/06/2012 17:25 – Portal Brasil)
Soluções à base de cravo-da-índia e cal foram apresentadas durante a Expo Brasil Sustentável
Com o objetivo de controlar a infestação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, o pesquisador e coordenador do Laboratório de Malária e Dengue do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Wanderli Tadei, propôs um tratamento dos aparadores dos vasos de plantas com uma solução de cravo-da índia.
As pesquisas desenvolvidas pelo instituto para controle do mosquito da dengue são destaque na Expo Brasil Sustentável, feira organizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20.
O cravo-da-índia possui elevada quantidade de eugenol – substância que tem propriedades medicinais, como inseticida, fungicida, antiviral, antibacteriana, antitumoral, anestésico e antioxidante.
Segundo Tadei, foi verificado que a solução tem ação sobre as larvas que proliferam nas águas dos vasos, acumuladas nos aparadores. “Portanto este procedimento é uma forma de controlar a reprodução do mosquito da dengue nas residências”, afirma o pesquisador.
A solução simples pode ser adotada nas residências como forma de controle das larvas do mosquito. Basta bater no liquidificador 60 botões de cravo-da-índia com uma xícara e meia de água. O líquido deve ser aplicado nos aparadores de plantas e apresenta eficácia por até um ano, se o frasco é mantido na geladeira.
Controle nas áreas de Construção Civil
Para controlar a proliferação do Aedes aegypti também nas áreas da construção civil, os pesquisadores do Inpa – em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde – propuseram uma solução de cal e cloro.
De acordo com Tadei, a proporção no preparo da mistura é de oito porções de cal para duas porções de cloro de piscina. “Na aplicação da mistura nas águas acumuladas nas lajes dos edifícios deve-se usar um copo descartável de 180 ml, que é suficiente para cobrir um metro quadrado de água acumulada”, explica.
Receita Reportagem do Jornal Nacional
Bater no liquidificador 60 botões de cravo com uma xícara de água. É a concentração ideal para manter o efeito. Não precisa peneirar. A mistura deve que ser guardada na geladeira por até um ano. A aplicação também é simples. “Pratos pequenos de 15 centímetros serão aplicadas três gotas. Pratos médios, o número de gotas a ser aplicadas passa de quatro. A mistura tem um efeito de aproximadamente 14 dias”, garante Eunice Moreira, pesquisadora do Inpa.