Do blog Claudiaaroma
Com a chegada do frio também começam a aparecer os distúrbios do sistema respiratório e acho que vale à pena um texto de como a Aromaterapia pode ajudar.
Ao contrário dos medicamentos fitoterápicos, os óleos essenciais carecem de propriedades emolientes, cuja ação suaviza as membranas mucosas irritadas e inflamadas.
Entretanto, são extremamente úteis para uma série de problemas respiratórios comuns.
As principais ações dos óleos essenciais que têm afinidade com o sistema respiratório são a antiespasmódica e a expectorante.
Antiespasmódicos: relaxam os espasmos nos brônquios . Para problemas como a asma e a tosse seca, experimente os óleos de camomila romana, cipreste e tomilho doce.
Expectorantes: promovem a remoção do muco. Para problemas catarrais como a sinusite e a tosse, experimente os óleos de eucaliptos glóbulus, eucaliptos radiata, pinheiro, benjoin e olíbano.
Antisépticos e antivirais: óleos essenciais como os de bergamota, pinheiro, lavanda, eucalipto glóbulos e tea tree são úteis para as infecções do trato respiratório.
Imunoestimulantes: os óleos essenciais podem fortalecer e ajudar o sistema imunológico de duas maneiras- estimulando o sistema imunológico ou inibindo diretamente os micro organismos responsáveis. Uma série de óleos essenciais, como os de eucalipto-glóbulus, limão, alecrim, tomilho e tea tree, ajudam agindo contra uma grande variedade de vírus e bactérias.