Por: Cristina Proaño-Carrión
Tradução: Cecilia Ghiraldelli
Tradução: Cecilia Ghiraldelli
À medida que ganha popularidade e passa a ser aceita no mundo todo, a aromaterapia ainda é um conceito novo para a maioria das pessoas. Muitos acreditam que a aromaterapia é uma terapia que usa perfumes – mas se fosse esse o caso, qualquer coisa que tivesse aroma agradável poderia ser utilizada! Além desse equívoco, quem não sabe muito de aromaterapia tem muitas perguntas e dúvidas sobre este assunto.
Aqui estão algumas respostas as perguntas mais freqüentes:
O que é aromaterapia?
Aromaterapia, como o próprio nome sugere, é uma prática antiga de cura que leva ao equilíbrio da mente e do corpo usando óleos essenciais extraídos de fontes botânicas.
O que são óleos essenciais?
Os óleos essenciais são produtos botânicos que são obtidos de diferentes partes das plantas tais como flores, sementes, casca, folha, raiz, resina ou fruta. Extraídos através de um processo longo e rigoroso chamado destilação a vapor e requer equipamentos específicos. Estes óleos têm propriedades medicinais e terapêuticas extremamente concentrada.
Como funcionam?
Os óleos essenciais são voláteis, o que significa que evaporam rapidamente quando expostos ao ar. As gotículas evaporadas são inaladas pelos pulmões onde são transportados pela corrente sanguínea. No caso da massagem, os óleos essenciais são absorvidos junto com os carreadores utilizados para sua diluição (creme, óleo vegetal, gel, etc.). Os óleos essenciais atuam em órgãos específicos ou nos sistemas do corpo humano produzindo efeitos físicos, psicológicos e emocionais muito evidentes.
Por que aromaterapia?
Embora a aromaterapia não possa substituir a medicina convencional, muitos usuários têm relatado efeitos positivos em termos de cura holística e bem-estar. Quando utilizada com a devida orientação, os óleos essenciais são usados como terapia complementar ao tratamento médico e, em alguns casos, até mesmo aceleram o processo de recuperação. De qualquer maneira, não há nada a perder!
Em quanto tempo eu tenho resultados?
Já que a aromaterapia é um tratamento completamente natural e orgânico, não produz resultados imediatos. O processo de recuperação é lento, gradual, além de holístico (trata o corpo físico, emocional e o mental). O resultado depende de cada indivíduo, da natureza de sua doença, quão profundo é este problema, do estilo de vida (alimentação, tipos de exercícios físicos, etc.) e do tipo de resposta individual de cada pessoa.
Utilizar Aromaterapia é seguro?
Óleos essenciais, quando usados como prescrito, podem ser usados com segurança em adultos, crianças, cães e cavalos. No entanto, não devem ser ingeridos ou aplicados diretamente sobre a pele e ao redor dos olhos. Alguns óleos essenciais devem ser evitados durante a gravidez ou em pessoas com crises de asma, epilepsia e outras afecções graves.
Que benefício a Aromaterapia pode me trazer?
Sabemos que os óleos essenciais afetam a mente e o corpo de maneira profunda e positiva. Alguns óleos essenciais podem ter efeito relaxante, enquanto outros são energizante e estimulante. Alguns podem desintoxicar o corpo, enquanto outros produzem equilíbrio hormonal. Os óleos essenciais podem ser usados no dia-a-dia, para ajudar a refrescar, alegrar, energizar e se sentir mais saudável.
Não sei muito sobre os óleos de aromaterapia como que devo iniciar?
Aqui estão alguns óleos básicos essenciais e versáteis que são bons para uso diário:
Lavanda – Um poderoso antisséptico, anti-inflamatório, sedativos e antidepressivo.
Limão – Seu aroma refrescante e energizante eleva o espírito e desintoxica o corpo. Funciona como um antisséptico natural e promove a clareza de pensamentos.
Eucalyptus – Possui propriedades antibacteriana, antiviral e estimula o sistema imune. É um remédio eficaz para problemas respiratórios, resfriados e gripes. Respire profundamente e deixe o seu peito aberto a novas possibilidades.
Alecrim – Funciona como um tônico do sistema nervoso central, melhora a circulação e restaura o equilíbrio físico e mental.
Como utilizo os óleos essenciais?
Os óleos essenciais podem ser usados das seguintes formas:
- Massagem – Os óleos essenciais recomendados são diluídos em um carreador e aplicados na região específica ou em todo o corpo. Este método facilita a penetração do óleo na pele e melhora a circulação e a drenagem linfática.
- Difusão – Os óleos essenciais são difundidos pelo ambiente para um efeito duradouro. Você pode usar um difusor elétrico ou um à vela.
- Inalação – Alguns óleos essenciais podem ser inalados diretamente da embalagem ou em um lenço, enquanto outros são mais eficazes quando se utiliza a inalação de vapor.
- Banho – Em uma banheira cheia com água morna adicione 10 gotas do óleos essenciais previamente misturada com ½ xícara de sal marinho ou sal dos Andes. Esta é uma das formas mais importante e eficaz de utilizar a aromaterapia.
Cristina Proaño-Carrión é a autora deste artigo. Ela ajuda pessoas interessadas em melhorar sua saúde e obter bons resultados com a utilização dos óleos essenciais. Aprenda mais truques e dicas de aromaterapia, visitando o seu blog: http://www.aromaterapiaenlinea.com/blog
Cursos de Aromaterapia – Verifique no site da AROMAFLORA
1 comentário
Cecília, parabéns !!!! Adorei seu blog… bjs