Nas clínicas de estética, a manta térmica é utilizada para acabar com a celulite, para modelar o corpo e para tratamentos corporais que necessitam do calor localizado. O seu uso no tratamento é chamado termoterapia. A manta térmica é recomendada não apenas para o uso estético, mas também para suavizar cãibras, cólicas menstruais, abcessos, furúnculos e antrazes. Ela pode ser usada ainda para combater o espasmo muscular e para o aquecimento antes da massagem. Com o corpo aquecido, os vasos se dilatam e há o aumento da circulação sanguínea. Desse modo, os efeitos da massagem ficam mais intensos e causam mais efeitos.
Princípios do tratamento
A termoterapia se funda no princípio de que é necessário estabilizar o equilíbrio térmico do corpo. Assim, as reações das enzimas ocorreriam em condições adequadas. E para se manter o equilíbrio térmico, é preciso que o calor seja produzido internamente, transformando a gordura em calor.
Por isso, a termoterapia utiliza a manta térmica para o aquecimento local, sendo indicada principalmente para o tratamento de celulites e de gorduras localizadas. Com o calor provocado pela manta, o fluxo do sangue aumenta, pois ocorre a dilatação dos vasos. Então, a eliminação dos catabólitos, substâncias indesejáveis no metabolismo, é feita. Com a vasodilatação, as infecções também são cessadas, pois os macrófagos migram. A cada 1ºC de aumento da temperatura do organismo, há o aumento de 13% do metabolismo, fazendo com que haja um maior gasto de energia e, consequentemente, a queima de gordura.
A termoterapia ainda resulta em outros benefícios como aumento da circulação sanguínea e linfática, aumenta a permeabilidade da pele em relação aos cosméticos, combate o estresse, causa uma redução dos ácidos graxos, estimula a renovação das células e combate a tensão muscular e doenças reumática
Dra: Mariana Grossi
Educadora Física e Fisioterapeuta.
Creftae-Ribeirão Preto
Potencializando os resultados da Manta Térmica com a Aromaterapia:
Em casos do atendimento voltado para a celulite e histórico de cólicas abdominais ou menopausa, a estética pode utilizar um óleo vegetal de semente de uva que a absorção é mais rápida, como carreador e diluir a sinergia de óleos essenciais de gerânio (equilibra os hormônios), grapefruit (emulsifica as gorduras e aumenta a drenagem linfática – cuidado é fotossensibilizante) e cipreste (adstringente) em uma diluição de aproximadamente 1 ou 2% .
Outra combinação que tem excelentes resultados para celulite e gordura localizada, é a sinergia de óleos essenciais de Canela (hiperemiante) , Grapefruit, Limão (drenante e diurético) e Erva doce (emulsificante) ou Cipreste também em 1 ou 2%, sempre diluídos em óleos vegetais ou cremes livres de produtos químicos para melhor absorção.
Não esqueçam de testar a sinergia na lateral do braço antes da aplicação inicial para ter certeza que não existe sensibilidade da pele.
Boa semana…
3 Comentários
Oi Cecília,
ficou ótimo o texto. Muito boa a associação de técnicas. Parabéns!!
beijo Daiana Petry
Uma duvida, o grapefruit mesmo sendo fotossensivel eu posso diluir e expor a cliente ao calor da manta termica?
Melhor não, certo. Uma boa massagem com ele, pós manta ira funcionar muito bem para ajudar na quebra da celulite e das gorduras localizadas.