Costumamos chamar de lavanda ou alfazema espécies do gênero Lavandula. No Brasil, temos o costume de chamar a maioria das espécies de lavanda, já a denominação alfazema é amplamente utilizada em Portugal. Por isto, é sempre bom sabermos os nomes científicos da planta que queremos para não nos confundirmos na hora da escolha.
As espécies mais conhecidas por nós aqui no Brasil são Lavandula officinalis (Lavandula angustifolia) e Lavandula dentata. A espécie L. officinalis é popularmente chamada de alfazema ou lavanda-inglesa, ela apresenta flores de tonalidades azuis com violeta. Esta espécie dificilmente floresce nos climas quentes daqui, isto geralmente ocorre em regiões mais frias e de alta altitude. Por isto, se quiser uma lavanda que produza muitas flores opte pela L. dentata (popularmente chamada de lavanda-comum ou lavanda-francesa). As flores desta espécie têm coloração lilás e são facilmente produzidas no nosso clima.
E como cultivá-las?
Estas plantas são de fácil cultivo, precisam de uma incidência solar de no mínimo 4 horas diárias e um solo bem drenado, pois o excesso de umidade faz com que suas raízes apodreçam. Para que fiquem sempre bonitas elas devem ser replantadas a cada 2 anos. Quando submetidas a leve estresse por falta de água e adubo produzem maior quantidade de óleo natural, tornando-se mais aromáticas. O plantio pode ser feito em vaso ou diretamente no solo.
Gostou e quer conhecer de pertinho estas plantas? Venha nos visitar na Sabor de Fazenda.
do Blog Viveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de Fazenda