Texto da Vera Guedes
Nome botânico: Pelargonium graveolens
Pelargonium graveolens, o nome que vem do grego – pelargos, significando jovem cegonha, pelo fato de que a forma de seu fruto relembra o bico de uma cegonha. Pela mesma razão, o nome Gerânio vem do grego geranos, pescoço longo.
Sinônimos: gerânio rosa, gerânio doce, gerânio noz moscada e pelargonium.
Família botânica: Geraniaceae/Geraniácea.
Extração: o vapor das folhas e talos; o absoluto e o concreto também são produzidos.
Origem: sul da África – introduzido e largamente cultivado na Algéria, Marrocos, Egito, Madagascar, Ilhas Reunião, Ilha Bourbon, Rússia e China.
Nota: média.
CARACTERÍSTICAS DA PLANTA: arbusto aromático, perene, cresce acima de um metro de altura; seus talos, com a idade, tornam-se mais espessos, assim como madeira; suas folhas são aveludadas e muito aromáticas, em forma de coração, contendo entre 5 a 7 lóbulos, ou seja, são partidas em várias partes, com bordas serrilhadas; pequenas e sensíveis flores na cor rosa clara; as folhas e galhos também são muito aromáticas, ou seja, a planta é totalmente aromática. Existem aproximadamente 450 diferentes tipos de gerânio.
CARACTERÍSTICAS DO ÓLEO: líquido pálido, pendendo para o amarelo esverdeado; seu aroma lembra à rosa – é doce, terreno, penetrante; para algumas pessoas, pode ser um tanto quanto saturante.
CARACTERÍSTICAS ENERGÉTICAS: doce, pungente e adstringente; cordial, potencialmente refrescante, restaurador da umidade e da hidratação, estabilizador da mente, estimulante, descongestionante, enternecedor (que desperta carinho, sensibilidade, suavidade, ternura, meiguice, afeto, amor e compaixão).
De ação energética no estômago, intestinos, órgãos urogenitais, fígado, rins, glândulas adrenais e gônadas; aquece o corpo; ação predominante nos rins, fígado e baço. Atua em biótipos yin, os quais são frequentemente afetados por deficiência renal, ou seja, enfraquecimento dos rins. Fortalecedor do yin no corpo, como um todo.
Nutridor da criatividade feminina no intelecto. Perfeito para o perfil workaholik – para quem esqueceu o uso da imaginação, a intuição, as experiências sensoriais e extra-sensoriais.
O óleo de gerânio tem a função de ajudar a pessoa a reconectar-se com seus aspectos negados dos sentimentos, da sensibilidade, da doçura, da sensibilidade da ternura e do afeto. Promove uma relaxada e tranqüila espontaneidade, concede permissão para o prazer e uma apreciação saudável pelos eventos da vida. Abrir-se para receber é tão importante quanto o poder de dar e expressar.
USO TRADICIONAL: no antigo Egito, foi usado para tratar tumor canceroso; tem sido variadamente respeitado como um reputado remédio para tratar ferimentos abertos, tumores, cólera, disenteria e fraturas. Também se tem conhecimento de que era usado como remédio para tratar hemorroidas, menorragia (perda de sangue) e úlceras.
Por séculos, tem sido recomendado para os cuidados com a pele; equilibra as funções das glândulas sebáceas, que produzem a secreção gordurosa (sebo), substância essencial para uma boa manutenção da camada protetora na superfície da pele.
PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: óleo extremamente versátil, tem ação antibactericida, antiviral, anti-infeccioso, anti-inflamatório, anti-espasmódico, descongestionante e estimulante do sistema linfático, estimulante das glândulas córtex adrenal, diurético, adstringente, hemostático – interrompe sangramentos nasais, ferimentos e menstruação excessiva; revitalizador e regenerador da pele; o hidrolato de gerânio atua muito positivamente como um eficiente desodorante; antidepressivo e relaxante dos nervos.
USOS E INDICAÇÕES: muito usado para tratar doenças infantis como catapora, sarampo, caxumba e resfriados comuns, excelente combatente de vírus, principalmente do herpes I e II (labial e zoster). Indicado para minimizar a celulite; usado em drenagem linfática, produz a eliminação de toxinas através da urina e do suor; trata a retenção de fluidos e edemas, especialmente na região do tornozelo.
Por sua ação citofilática pode ser adicionado à Lavanda e Camomila, para tratar queimaduras e ferimentos na pele; trata a psoríase e eczema, gerado por condições estressantes (provas, testes, entrevistas, prazos para entrega de algum trabalho, intolerância alimentar e muitas outras condições que podem ocasionar alergias na pele).
Tem efeito equilibrador, particularmente no nível hormonal do corpo; tonifica o sistema reprodutor e harmoniza o período menstrual e menopausa, trata a fadiga e a depressão, condições geradas por desequilíbrio hormonal, afetando aspectos do feminino essencial, para uma qualidade de vida saudável para a mulher; indicado para equilibrar a deficiência do estrógeno ou progesterona causadores de amenorreia, longo período menstrual, infertilidade, TPM com sinais de fadiga, irritabilidade, distúrbio do sono e retenção de liquido.
É um dos mais indicados para tratar a síndrome da menopausa, que se apresenta com os seguintes sintomas: ondas de calor, sudorese noturna, ressecamento da pele e vaginal, cansaço extenuante, perda de histamina, ou seja, enfraquecimento generalizado; sudoração espontânea em excesso.
Muitas mulheres podem desenvolver diabetes no período da menopausa – o gerânio oferece grande suporte. Na deficiência das habilidades das funções das glândulas supra-renais, o óleo essencial de Gerânio oferece suporte em casos de enfraquecimento ou fadiga; eleva o espírito e minimiza a depressão.
Reduz a inflamação digestiva e infecção, trata gastrenterite com diarreia (crônica ou aguda); estomatite, laringite e cistite. Por sua ação hemostática, trata o sangramento passivo nasal, gengiva, órgãos internos que sofreram rupturas e menorragia.
É indicado como um bom medicamento para tratar inflamação da boca como aftas, gengivites, garganta, olhos, e mamas ingurgitadas.
Refresca o excessivo calor do estômago, que pode gerar grande apetite; sede e azia. o Dr. Jean Valnet o recomendava, para desordens hepáticas e hepatite.
Segundo Peter Homes, o gerânio é o óleo mais importante para ser usado pela mulher – ele o chama de “o melhor amigo da mulher”. Opera primeiramente através da dinâmica hormonal – este óleo tem ação potente como restaurador das gônadas e córtex adrenal.Ambas atuam juntas, garantindo o elevado equilíbrio dos hormônios progesterona e estrógeno, tratando assim muitas desordens ginecológicas.
Regenerador dos tecidos dos nervos; traz alívio para dores lombares e neuralgia facial (dor aguda ao longo das terminações nervosas, especialmente do nervo trigêmeo).
Uma indicação rara – Dr. Gary Young, aromaterapeuta americano, sugere a sua utilização, como tratamento para o vitiligo (afecção cutânea, caracterizada por perda localizada da pigmentação da pele – também chamada de leucopatia adquirida).
INFLUÊNCIA DO AROMA: libera memórias negativas do passado, que geraram medo, insegurança e frustração – a mente cria mecanismos de defesa para proteger-se contra o medo de abusos sofridos no passado, seja por pessoas da família ou não, revelando com isto a existência de pessoas duras, insensíveis e frias, desprovidas de doçura, ternura e delicadeza para tratar seus entes queridos.
O óleo essencial de Gerânio é dedicado a Afrodite, a deusa do amor, da beleza e da fertilidade. Afrodite exemplifica os aspectos da alma, que o gerânio traz para a luz da consciência.
Representa as diversas qualidades mais arquetípicas do aspecto feminino, como a sensibilidade, a ternura, a doçura, a gentileza, a sensualidade, os sentimentos verdadeiros, a criatividade e a intuição.
Libera a tensão nervosa gerada pelo excesso de atividades mentais, equilibra as emoções, eleva a estado de ânimo e cria condições internas de paz, harmonia, bem-estar e esperança.
COMBINA BEM COM: Lavanda, Limão, Mandarin, Bergamota, Cedro, Cypress, Clary Sage, Manjerona e Tomilho.
8 Comentários
Gostaria de artigos científicos comprovando o benefício do óleo essencial de gerânio. Obg. Boa tarde
Oi Graziela, logo que possível encaminho para você! Cecilia
Amei as explicações dadas aqui, eu amo óleos essenciais e estou trabalhando c/ eles a pouco tempo. em massagens.Só não entendi o q vcs disseram sobre ” liberar memórias negativas do passado etc… , poderiam me explicar ? grata
Oi Maria Helena, os óleos essenciais, por atuarem diretamente sobre o sistema límbico, trabalham nossas memórias, boas e ruins, de maneira a nos ajudar a um melhor equilíbrio. Muitas vezes uma aroma que achamos, forte, ou ruim, podem estar atuando e nos trazendo as memórias para a superfície, pois podemos ter escondido na profundeza de nossas memórias para não sofrer, e o aroma, pode acordar estas memórias e nos ajudar a superar um momento, que muitas vezes, atrapalha nosso futuro.
Beijocas.
Cecilia
Queria tirar uma dúvida, há algum problema ou o que acontece quando vc, em difusor, você coloca mais gotas do que indicado!? É possível o aumento de congestão nasal e taquicardia!?
Flor, depende do óleo que você utilizar e também das suas condições clínicas. Se você não sabe que tem pressão alta e utiliza um dos óleos essenciais que aumenta a circulação sanguínea, pode ser que tenha taquicardia. Já no caso da congestão nasal, pode acontecer caso esteja com os seios nasais com muita secreção e use um óleo para expelir o muco. Inicialmente vai ocorrer a congestão nasal para eliminar o que estava nos seios. Mas você pode ser alérgica a algum dos componentes do óleo essencial. Veja bem se é óleo essencial, produto natural e retirado do de plantas, tem nome científico na embalagem. A essência, por ser sintética, pode causar alergia.
Olá ! Amei sua explicação ! Tenho problemas hormonais que causaram manchas de melasma por todo o rosto e também tenho nódulos benignos nos seios. Gostaria de saber qual a melhor forma de usar, se apenas sentir o aroma irá ajudar, ou se devo aplicar no local. Abraço
Oi Sandra, procure um aromaterapeuta, assim você terá um acompanhamento. Tratamentos são personalizados…