Dores nas pernas, inchaço e varizes? Comigo não, violão!
Um problema bastante comum enfrentado por muitas mulheres é sofrer com dores nas pernas, vasinhos e varizes. As altas temperaturas do nosso país tropical também facilitam o inchaço – o calor aumenta a vasodilatação da pele, deixando os capilares com maior permeabilidade e facilitando a acumulação e retenção de líquidos, principalmente nas pernas, devido à força da gravidade.
A má circulação do sangue provoca maior desconforto para quem é afetado pelo problema, por isso as principais recomendações são beber bastante água e não se manter na mesma posição por um tempo prolongado (sentado ou em pé, por exemplo). Caminhadas, mesmo que curtas (para ir ao banheiro ou apenas dar uma arejada durante o expediente) ajudam o sangue a circular, evitando cãibras e membros dormentes.
Tudo em cima
Para evitar problemas circulatórios, a prática de atividades físicas regulares também melhora o retorno venoso, além de ajudar no sistema cardiorrespiratório e no controle e manutenção do peso, que são benefícios para a saúde no geral. Meias elásticas de compressão são um cuidado extra e muito bem-vindo.
Inchaço demasiado nas pernas e pés também pode ser sintoma de outras doenças, como insuficiência renal, cardíaca ou das veias periféricas (as temidas varizes). Alterações hormonais, disfunções na tireoide e uso de anticoncepcionais e remédios para a pressão também podem agravar o quadro. O ideal é consultar um especialista para que ele dê um diagnóstico preciso e receite o tratamento mais adequado.
Sem sofrimento
Algumas dicas úteis para manter a saúde das pernas e pés em dia e poder exibir as pernocas sem medo numa bela minissaia:
– Massagens e tratamentos estéticos, como a drenagem linfática, ajudam no funcionamento do sistema circulatório e na eliminação de toxinas. Procure sempre profissionais especializados.
– O bom e velho escalda-pés, acompanhado de automassagem com cremes refrescantes à base de menta e pés para cima, são uma receita infalível para alívio dos inchaços.
– A ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, combinada à moderação no consumo de sal, é uma receita antiga, mas poderosa para o sistema renal trabalhar direitinho.
– Uma alimentação balanceada também evita acúmulo de gorduras e retenção de líquidos, melhorando o funcionamento do organismo como um todo.
– Peso sob controle também ajuda: quem está brigando com a balança geralmente sofre mais com o problema.
– Em caso de viagens longas, movimente-se sempre que possível e utilize calçados confortáveis.
– Alguns chás atuam como diurético, facilitando a eliminação de líquidos. E ainda ajudam na hidratação! Tome pelo menos uma xícara por dia.