Do Blog da Vera Guedes
Crianças com transtornos do espectro autista (ASD) caracteristicamente exibem falta de atenção no comportamento compartilhado e a falta desses comportamento tem impacto na sua capacidade de desenvolver interações sociais e relacionamentos com os outros.
Steve Solomons, reitor assistente na Reitoria da Paddock School e Unidade de Pesquisa, no bairro londrino de Bromley, começou a explorar estas questões como um aspecto da prática quando ele estava trabalhando no St. Ann School no bairro londrino de Merton. Ele realizou esta pesquisa como parte de seu mestrado em educação especial na Universidade de Birmingham, pelo qual recebeu o prestigiado prêmio Annie Deakins em 2003.
O objetivo de seu estudo foi investigar se a massagem de aromaterapia poderia aumentar comportamentos de atenção compartilhada em uma amostra de quatro crianças com transtornos do espectro autístico e graves dificuldades de aprendizagem (SLD).
Massagem de aromaterapia foi introduzida no calendário diário e foram observadas as respostas das crianças. Os resultados indicam que os comportamentos de atenção compartilhada infantis aumentou durante a massagem de aromaterapia e que outros aspectos do seu comportamento também mudaram ao longo da pesquisa. O envolvimento da família no estudo permitiu que essas alterações sejam transferidas da escola para a casa.
Neste artigo, Steve Solomons explora as implicações de sua pesquisa para novas oportunidades de ensino e aprendizagem para crianças com transtornos do espectro autístico e graves dificuldades de aprendizagem.