Microrganismos são importantes para nosso corpo e muitos compõem a nossa flora intestinal, mas também existem aqueles que podem ser nocivos, estes são chamados de germes, e podem ser bactérias, fungos ou vírus.
Germes são responsáveis por infecções respiratórias, gastrointestinais, entre outras, e estão presentes em todos os lugares: nas superfícies dos alimentos, utensílios, objetos de uso pessoal, na água e, principalmente, no ser humano. Como estamos sempre em movimento com certeza somos os maiores transmissores de germes e nossas mãos são a principal via de contaminação, já que tocamos em tudo com elas. Assim, cuidado, se sua mão está limpa ao tocar algo contaminado, vai com certeza contaminar-se, e se sua mão estiver contaminada, e tocar um alimento, com certeza esse também vai ser contaminado.
Os microrganismos que nos causam tão mal, muitas vezes podem sobreviver períodos significativos sobre as superfícies. Por isso, lembrar sempre de lavar as mãos é o modo reduzir a disseminação de doenças transmitidas por germes.
Um trabalho comparando a atividade antisséptica de dois produtos sobre as mãos contaminadas com germes foi desenvolvido na Escola de Enfermagem da USP de São Paulo. Este demonstra claramente que um sabonete líquido com 0,3% de Óleo Essencial de Melaleuca alternifolia tem a mesma ação sobre as bactérias que o sabonete com triclosan na concentração de 0,5%, sendo assim uma alternativa. Portanto, você pode fazer seu próprio sabonete líquido natural e, além de acrescentar Óleo Essencial de Melaleuca alternifólia, você pode escolher outro ou outros dos seus aromas preferidos e combiná-los e, assim, preservar sua saúde e de seus familiares.
Confira abaixo a receita para você criar seu próprio sabonete.
Ingredientes:
- Sabonete glicerina natural
- 1 litro água
- O Óleo Essencial de Melaleuca alternifolia e escolha um ou mais óleos essenciais para uma sinergia: eucalipto, hortelã, lavanda, etc.
Como fazer:
- Triturar o sabonete em pequenos pedaços;
- Ferva a água e adicione os pedaços de sabonete natural;
- Mexa constantemente até o sabonete dissolver completamente.
- Deixe esfriar e engrossar, se ficar muito líquido acrescente mais pedaços de sabonete e se ficar muito duro, esquente e acrescente água;
- Acrescente 60 gotas de Óleo Essencial de Melaleuca alternifólia e o óleo essencial que você escolheu.
Receita do sabonete líquido passo a passo no site Assim se faz.
Existem também algumas dicas de como lavar as mãos da melhor maneira possível. Talvez algumas ocasiões exijam todo esse cuidado.
Se você tiver alguma dúvida, quiser alguma dica ou tem interesse em se aprofundar na Aromaterapia, me mande um e-mail: cecilia@terapiacomaromas.com.br ou comente aqui no blog.
SE QUISER SABER MAIS:
Martins, Patrícia Pais; Costa, César Roberto Marconi da Costa; Tórtora, João Carlos de Oliveira. Contaminação microbiana nas mãos de pessoas com diferentes atividades profissionais / Microbial contamination in people’s hands with different professional activities. J. bras. med;88(6):10-16, jun. 2005. Tab
Kazuko Uchikawa Graziano. Comparação da eficácia antimicrobiana de sabonetes contendo óleo essencial de tea tree (Melaleuca alternifolia), triclosan e clorexidina na higienização de mãos artificialmente contaminadas – Escola de Enfermagem. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil