Texto Daiana Petry (2017)
Você quer aproveitar o feriado de carnaval para organizar a casa. Ótimo. Mas só de pensar em tudo que há pra fazer já deu preguiça, certo? Com a ajuda dos óleos essenciais e um pouco de planejamento você vai conseguir realizar esse projeto!
A gente olha em volta e as coisas estão todas fora do lugar. Até dá vontade de organizar, mas aquela inspiração divina para começar a árdua tarefa parece que não vai vir.
Então vamos para a internet pesquisar fórmulas de organização, comprar caixinhas, divisórias para gavetas… E nada de a inspiração chegar para iniciar o trabalho.
Aí o carnaval se aproxima, você não vai viajar mesmo, e lá está aquele tempo livre que a gente precisaria para colocar em prática essa ideia. Mas só de pensar já está dando preguiça, não é?
Se você está nesse dilema temos uma notícia boa e uma ruim.
A ruim é que não tem jeito, é você mesmo que terá que fazer essa organização. Mesmo que tenha alguém que limpe as suas coisas, a organização é algo bem diferente, muito pessoal. E pra ficar bom mesmo há que se envolver bem de perto no processo, ou seja, não dá pra terceirizar.
A boa notícia é que os óleos essenciais podem te ajudar a ter foco e ânimo pra cumprir essa tarefa e viver feliz para sempre no seu cantinho organizado. E com um pouco de planejamento dá pra fazer maravilhas nesses dias de “folga”.
Daiana Petry, fundadora da Harmonie Aromaterapia, é quem dá as dicas de aromaterapia.
Preparando corpo e mente para ter pique na empreitada.
Essa receitinha parece simples, mas não se engane. Ela é poderosa para fazer com que a gente sinta ânimo de iniciar a arrumação e ter força de vontade para ir até o fim.
No aromatizador ambiental pingue 3 gotas de OE de eucalipto glóbulus e 3 gotas de OE de limão siciliano.
Ou no difusor pessoal use 1 gota de cada óleo.
Botando isso em prática a empolgação deve ter aparecido por aí. Mas antes de botar a mão na massa vamos fazer um breve plano de ação para que a organização seja feita da maneira mais rápida e eficiente possível.
Você já ouviu falar no método Konmari de organização?
Esse método foi criado por Marie Kondo, escritora do livro A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida, que vendeu muuuito e parece estar revolucionando a arte de organizar. Eu particularmente já testei o método e aprovei. Por vezes ele é incisivo, faz a gente mexer em absolutamente todas as coisas. Isso acaba sendo difícil emocionalmente em alguns momentos. Mas depois é libertador, e a sensação é de que vai ser fácil manter a organização por muito tempo.
A seguir fiz um resuminho do que o método diz.
Ir por etapas – Primeiro as suas coisas pessoais Ela diz que mesmo que os espaços sociais da sua casa pareçam mais desorganizados que o seu quarto, é importante que as suas coisas pessoais estejam em ordem primeiro. Ordem de trabalho Marie sugere uma ordem que “dói menos”, para descartar e organizar suas coisas pessoais. Comece com as roupas, que são itens de menor valor emocional, mais fáceis de lidar e de se desfazer. Passe em seguida para os livros, depois papéis como contas e documentos, então os objetos variados e por fim as coisas de valor emocional. Faça a organização por categorias de objetos e não por lugares Outra dica valiosa de Marie Kondo. Na parte de papéis, por exemplo. Se você guarda contas a pagar num móvel da sala, correspondências na cozinha, documentos em uma gaveta no quarto e possui vários outros montinhos de papéis variados espalhados pela casa e resolve arrumar um móvel de cada vez, nunca vai conseguir organizar seus papéis de forma eficiente. Então, quando for começar a organizar uma categoria, procure pela casa todos os itens que se encaixam ali e traga todos para passarem juntos pelo processo de descarte e organização. Isso vale ainda que você decida mantê-los guardados separados depois. Antes de organizar, descarte Mais importante do que colocar tudo em ordem, é saber o que conservar consigo. Muitas coisas guardamos porque pode ser útil um dia, porque ainda está funcionando ou simplesmente “porque sim”. Marie sugere que peguemos cada objeto com as duas mão e nos façamos a seguinte pergunta: Isso me traz felicidade? Parece uma perguntinha besta, mas acredite, com isso consegui eliminar cerca de 1/3 das minhas tralhas. E depois do processo de descarte a parte de organização fica muito mais fácil. Agora sim: organizar A autora fala que uma organização eficiente deve primar por deixar tudo à vista e com fácil acesso. Em vez de empilhar camisetas em uma gaveta, por exemplo, ela sugere uma forma de dobradura que permite que as roupas fiquem dispostas verticalmente, sendo possível visualizar tudo o que há naquele espaço, e ao tirar uma peça você não compromete a arrumação das outras. Marie não recomenda que compremos organizadores específicos, como aqueles para roupas íntimas, bijuterias, etc. Se você já os tem, claro, use. Ela diz que na maioria das vezes já temos em casa tudo o que é preciso para uma boa organização. Gavetas, prateleiras, armários, caixas de sapato, latas de bolacha. Com organização e um pouco de criatividade normalmente conseguiremos fazer um bom trabalho usando esses itens. |
São vários passos que temos que seguir, mas é uma lógica simples. E olha, realmente funciona. E agora que você já está com todo o pique do limão e do eucalipto vai ser bem mais fácil fazer essa revolução.
Ok, aí você começou a colocar tudo isso em prática. A fase do descarte está a todo vapor…
Algumas gavetas foram esvaziadas e você se deparou com aquele ar de guardado, não é? Dá pra resolver essa cheirinho de mofo de forma natural com os óleos essenciais.
10 gotas de OE de tea tree
4 gotas de OE de eucalipto
2 colheres de sopa de álcool (pode ser de cereais, álcool 70 ou de cozinha)
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 litro de água
Misture os óleos essenciais no álcool, adicione o bicarbonato e por fim a água. Mexa bem a solução e aplique com um pano no móvel.
Agora a organização já está ficando pronta e a sujeira inevitavelmente apareceu. Após uma boa varrida, hora de passar um pano úmido. Aproveite dos benefícios dos óleos essenciais nesse momento também.
Limpe as bancadas e o chão protegendo o ambiente e expulsando fungos, bactérias e vírus.
A receita é parecida com a anterior, porém com um ingrediente especial a mais. Nessa aplicação a receita deve ser mais diluída que a anterior, confira abaixo.
3 gotas de OE de Tea Tree
3 gotas do OE de Eucalipto Glóbulus
4 gotas de OE de Litsea Cubeba
3 colheres de sopa de álcool
4 litros de água
Prepare a mistura em um balde para molhar o pano e passar no chão. Misture os óleos essenciais no álcool e depois adicione a água.
Além de proteger a casa fisicamente, também há o benefício vibracional de harmonização da energia do lugar. Outro fato importante é que você não utiliza produtos de limpeza tóxicos que quando descartados degradam o meio ambiente.
Agora suas roupas estão assim lindamente organizadas, num arranjo bonito de ver.
Quer deixar um cheirinho gostoso nas roupas?
Pingue 10 gotas de OE de Lemongrass ou Ylang ylang em uma bolinha de cedro e deixe ela liberando o aroma na gaveta ou armário.
Ufa! Se tudo correu bem no seu processo, agora é quarta-feira de cinzas e a diferença na paisagem da sua casa é considerável. É provável que não tenha dado tempo de fazer essa super organização na casa inteira, mas é bem possível que o seu quarto já esteja perfeitinho. Ao sentir essa sensação boa de que as coisas estão no lugar, apesar de não ter sido fácil, você vai ter forças para logo fazer o mesmo processo nos outros cômodos.
Esse tipo de organização mexe com a gente e realmente melhora a nossa vida em muitos aspectos. E temos que aproveitar essa ajuda que os óleos essenciais podem fornecer para que a arrumação ocorra de fato e seja eficiente.
Gostou das dicas? Já usou OEs para conseguir aquele incentivo que faltava para iniciar uma maratona de trabalho assim? Compartilha com a gente.
O livro:
Marie Kondo. A Mágica da Arrumação – A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida. Editora Sextante, 2015.