Texto do blog Quintal de Bruxa – Terapias Naturais – Tahiana Ferraço
É fácil identificar quando eles estão sentindo as dores. Ficam com o rosto vermelho, fazem muitas caretas, se contorcem e encolhem as perninhas em direção a barriga. Muitas vezes nos sentimos impotentes, sem ter ou saber o que fazer.
Mas pra tudo tem uma explicação e jeito. As cólicas nos bebês são comuns, principalmente dos 15 dias de vida até os 3 meses. Isso se deve porque o intestino dos bebês ainda não esta preparado totalmente para fazer a digestão do leite, mesmo que o materno.
Como o intestino ainda não esta 100% preparado, as paredes intestinais se contraem e relaxam descompassadamente e isso causa os gases e as cólicas. O intestino dos pequenos precisa de um certo tempo também para se coordenar e funcionar no ritmo certo. Até lá podemos fazer algumas coisas para amenizar essas dores, que para eles, por serem as primeiras dores a sentirem fora do útero, são terríveis.
Dicas de como amenizar as cólicas:
– Colocar o bebê em uma posição que seja mais confortável para ele. Geralmente esta posição é verticalmente, barriga com barriga e as perninhas encolhidas. Essa posição facilita a saída dos gases e diminui as dores.
Também pode colocá-lo deitado de barriga para baixo em seu antebraço.
– Banhos de balde bem quentinhos também ajudam a aliviar as dores.
– Esquentar a barriguinha com uma bolsa de água quente, como fazemos em nós, ou mesmo com bolsinhas de sementes que são aquecidas no microondas.
As massagens com óleos aquecidos melhoram rapidamente as dores. Aquecem o local e fazem com que a pele absorva mais rápido os óleos para que assim desempenhem sua função.
História: Muito conhecida e utilizada pelos antigos chineses como remédio para picada de cobras. Pelos romanos era utilizada como tônico estoma cal. Também era conhecida como remédio para emagrecimento, pois proporcionava a sensação de saciedade. Era utilizada com o chá anti- cólicas para crianças.
Composição: O óleo essencial de erva doce é composto em sua maior parte de anetol, composto adocicado, 13 vezes mais doce que o açúcar.
Propriedades: Digestivo, diurético, carminativo, facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma e combate a insônia. Muito utilizado para aliviar as cólicas em bebês.
Por ser um óleo essencial muito concentrado e forte em seus compostos químicos, devemos ter cuidado ao manuseá-lo nos bebês. Sempre usar diluído em óleo vegetal na proporção de 1 colher de sopa de OV para 1 única gota de OE de erva doce.
Pratique as massagens em seus bebês, eles agradecerão pelo alivio proporcionado!!!