Aliviando a dor da Artrite com Óleos Essenciais, Óleos Vegetais e Argila.

1

A artrite é a inflamação de uma ou mais articulações, que resulta em dor, inchaço, endurecimento e limitação de movimento. A  inflamação das articulações, em sentido amplo, é o conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas.

Principais tipos de Artrites: degenerativa, gotosa (também chamada de gota), piogênica aguda, psoriática, reumatoide. Mais informações sobre veja em Artrite – Causas, Sintomas…

Ter dores constantes nas articulações com regiões inchadas e que incomodam mais rigidez do membro devido à artrite pode ter um efeito devassador sobre o equilíbrio emocional. Tarefas diárias (vestir-se, preparar a comida, manter a casa limpa) passam a ser difíceis de ser executadas, desenvolvendo algumas vezes sintomas de depressão, raiva, ressentimento e frustração.

Um dos tratamentos que aliviam a dor é um banho quente. No banho você tem aumento da frequência cardíaca, redução da pressão arterial. Acrescentar óleos essenciais nesse banho quente vai potencializar estes resultados.

Aromaterapia pode gentilmente cuidar de reequilibrar o organismo, fisicamente e emocionalmente, para que estes incômodos sejam eliminados gradativamente e que melhore qualidade de vida.

Os óleos essenciais que atuam como anti-inflamatório, anti-artrítico, calmantes, desintoxicantes, estimulantes da circulação e analgésico devem ser os escolhidos para cuidar da artrite. No Guia Prático de Aromaterapia da Terra Flor,  você encontra uma relação de óleos essenciais para escolher e utilizar no caso da Artrite.

É importante lembrar que cada ser humano é um indivíduo único e que o que pode fazer bem a um, pode não ter resultado com outra pessoa.  Assim, procure um Aromaterapeuta para analisar o caso e preparar a melhor sinergia.

Receita para massagem ou compressa com argila branca:

01 gota de óleo essencial de Gengibre
02 gotas de óleo essencial de Lavanda
01 gota de óleo essencial de Manjericão

Para a massagem diluir os óleos essenciais em 10 ml de Óleo vegetal de Arnica ou Copaíba.

Preparar a compressa: diluir os óleos essenciais em uma colher de sobremesa de álcool de cereal, misturar em 2 colheres de água destilada ou hidrolato de lavanda e acrescentar 2 colheres de sopa de argila branca.  Aplicar no local por aproximadamente 15 min.

 

No mercado cosmético você encontra algumas empresas idôneas que possuem produtos aromaterápicos e que tem excelente resultados:

Bálsamo Estimulante da Essencial Cosméticos a base óleos essenciais de: Cravo – Eugenia caryophyllus, Canela – Cinnamomum zeylanicum  (analgésicos e estimulantes da circulação) e Gengibre – Zingiber officinale (Anti-inflamatório tanto muscular quanto articular). Estes óleos essenciais estão diluídos na Manteiga de Cupuaçu – Theobroma grandiflorum (hidratante).

Body & Mind, tem a linha de Alívio Muscular que contêm óleos essenciais de Lavanda – Lavandula officinallis (cicatrizante, analgésico, relaxante), Alecrim qt cineol – Rosmarinus officinalis (dores musculares), Cipreste – Cupressus sempervirens (anti-inflamatório, dores musculares, drenagem linfática) na base de óleo vegetal de arnica – Arnica montana.

Para melhor aproveitar a Aromaterapia, faça um curso de Aromaterapia para utilizar estes óleos essenciais de maneira correta. A Aromaflora tem formação completa em Aromaterapia!

1 Comentário