Do blog da Aromaflora
Muitas mulheres que vivem no mundo ocidental encaram a menopausa com grande apreensão pois a enxergam como marca do começo da velhice e fim da sua boa aparência. A idéia de que a beleza se encontra apenas numa silhueta elegante e numa pele jovem é uma das que, infelizmente, foi amplamente divulgada por muitos meios de comunicação e serve para realçar o medo da menopausa. No entanto, embora seja uma ocorrência natural em uma certa fase da vida, os 10 a 15 anos que antecedem a menopausa podem ter efeito debilitante sobre a mente e o corpo de uma mulher. Sendo assim, muitas mulheres estão atualmente explorando recursos naturais para a menopausa que incluem dieta, exercícios, suplementos nutricionais, ervas medicinais e terapias alternativas como aromaterapia.
O que é menopausa?A menopausa é caracterizada pelo fim do sangramento menstrual, ou seja, é apenas o fim do ciclo menstrual, assim como a puberdade significa o seu começo. No entanto, os sintomas podem começar a 10 ou 15 anos antes da menopausa e este período de tempo é chamado de perimenopausa.
Por que a menopausa ocorre?
A menopausa acontece porque os ovários gradualmente cessam de responder aos estimulos dos hormonios gonadotróficos produzidos pela hipófise. No início da perimenopausa (que pode começar por volta dos 35 anos e durar cerca de15 anos) os níveis de estrogênio e progesterona começarão a declinar e, em conequência, o ciclo menstrual torna-se irregular e interrompe-se.
Quais são os sinais e sintomas da menopausa?Tal qual a puberdade, quando as alterações hormonais dão origem a melancolia, retenção de líquidos ou inchaços e tonturas ocasionais, diferentes alterações físicas e emocionais estão ligadas à diminuição da produção de estrogenio e progesterona.
Sintomas da menopausa podem incluir períodos menstruais irregulares, acne, ganho de peso, calores súbitos, irritabilidade, depressão, esquecimento, mãos e pés frios, incapacidade de concentração, freqüentes infecções do trato urinário e atrofiamento dos órgãos sexuais. Eles também podem incluir perda de elasticidade da pele, rugas ao redor da boca, palpitações, perturbações do sono, perda de libido e secura vaginal. Como resultado, muitas mulheres experimentam fadiga e dores generalizadas, dores que podem ser debilitantes e também levar a uma perda de “sentido do self”, pois quando cansadas ou agitadas emocionalmente esses sintomas de origem hormonal podem ser exageradamente anormais.
Como a aromaterapia pode ajudar?Óleos essenciais podem auxiliar a balancear os hormônios e são eficazes no tratamento dos vários sintomas da menopausa. Por exemplo:
• Geranio é um regulador hormonal excelente e balanceador. Rosa ajuda a tonificar o útero, regular o ciclo menstrual e incutir um senso de feminilidade. Erva-doce contém fitoestrógenos naturais.
• Bergamota, camomila romana, sálvia, jasmim, neroli e ylang ylangsão calmantes e antidepressivos.
• Limão, cipreste, patchouli, sálvia e gerânio são bons para reduzir os calores súbitos e suores.
• Camomila, lavanda e a manjerona são excelentes para o tratamento da insônia.
• Camomila, lavanda, rosa, manjerona e hortelã-pimenta são excelentes para o tratamento de dores de cabeça.
• Rosa e ylang ylang são eficazes no tratamento de palpitações.
Como faço para usar os óleos essenciais no tratamento da menopausa?Massagem é uma das terapias mais indicada para os sintomas da menopausa. Para criar um tratamento personalizado, uma seleção de óleos essenciais deve ser feita para refletir a combinação de sintomas presentes e em seguida, os óleos escolhidos deverão ser misturados com um óleo carreador para serem utilizados. A mistura também pode ser utilizadaada diariamente como hidratante corporal, óleo de banho, aromatizador pessoal ou de ambiente…
.
Quais são os outros remédios naturais para a menopausa?
Outros remédios naturais para os sintomas da menopausa podem incluir as seguintes ações:
• Coma alimentos ricos em fitoestrogênios, incluindo erva-doce, aipo, salsa, produtos de soja, cereais integrais, maçãs e alfafa.
• Introduzir óleo de prímula, óleo de linhaça, antioxidantes e vitaminas do complexo B como seu suplementos diários. O óleo de sementes de linhaça é conhecido como um repositor hormonal natural pois contém a mais elevada forma de fitoestrogênios.
• Aumentar a ingestão de alimentos crus, frutas frescas, vegetais e alimentos integrais. Alimentos como brócolis, dente de leão, algas, salmão e peixe branco são altamente benéficos.
• Evitar café, refrigerantes, álcool, açúcar, suco de frutas, frituras e alimentos industrializados.
• Reduzir a ingestão de sal e gordura, aumentar a ingestão de fibras, carboidratos complexos e cálcio.
• Beber muita água.
Concluindo: os óleos essenciais, com suas múltiplas propriedades curativas em combinação a mudanças e adições saudáves à sua dieta, podem ser muito eficazes para lidar com os sintomas da menopausa.
Bibliografia:
Ryman, Danièle, 1992, Aromaterapia: O poder secreto das essencias aromaticas, Publicações Europa-América
Battaglia, Salvatore, 2007, The Complete Guide to Aromatherapy, The Healing Arts Press