Aromaterapia e Natal

0
natal2014
Do blog da Aromaflora
Em Aromaterapia, sempre enfatizamos sobre a capacidade dos receptores olfativos do nosso nariz capturarem as moléculas de óleos essenciais e desencadear uma série de reações elétricas no cérebro, sendo uma delas a alteração do humor.
Nesta época de Natal e de aproximação das férias podemos deparar com muitas situações estressantes, nas quais o uso de óleos essenciais podem ajudar a aliviar e dar um suporte para enfrentá-las. Pesquisando sobre o assunto, dentre vários aromas que são tradicionalmente associados ao Natal, escolhi cinco para comentar com vocês: canela, olibano, laranja, pinho e sândalo.
O óleo essencial de Canela (Cinnamomum zeylanicum) é um óleo antigo mencionado na Bíblia cristã e também era usado pelos antigos chineses em 2.700 aC para fins medicinais. A Canela tem um aroma quente e picante, provocando uma sensação de aconchego e segurança. Em Aromaterapia, use somente o óleo de folhas de canela e não óleo de casca da canela; evite o óleo de casca da canela por conter um agente tóxico e sensibilizante. Utilise o óleo de canela como antisséptico, antiiinfeccioso, bactericida e carminativo
O Olíbano (Boswellia carterii) é um óleo antigo que tem associações tradicionais com o Natal. De acordo com a Bíblia cristã, o Olíbano, além de Mirra e Ouro, foi um dos três presentes trazidos pelos Três Magos para homenagear o nascimento de Jesus. O Olíbano era tradicionalmente usado tanto na medicina e como em cerimônias religiosas. Uma das propriedades mais poderosas do Olíbano é a capacidade de acalmar, relaxar e desacelerar a respiração, daí a sua utilização como ferramenta de meditação. Além disso, use o óleoo essencial de Olíbano como antisséptico, antidepressivo, antiinflamatório e em cuidados com a pele.
A Laranja (Citrus sinensis), com seu aroma leve e tonificante, espalha alegria e confraternização. Não é à-toa que a indústria alimentícia aliou-a à Baunilha para criar o inconfundível aroma de panetone! O óleo essencial de Laranja, como a maioria dos óleos essenciais de citricos, ajuda a aliviar o stress, ansiedade, insônia, depressão e os sintomas de gripes e resfriados.
O Sândalo (Santalum album) também é mencionado na Bíblia cristã e foi usado em tempos egípcios para embalsamar corpos. Sândalo é usado como um Olíbano em cerimônias religiosas e na meditação para promover uma sensação de paz. O óleo essencial de Sândalo é sedativo, antidepressivo, descongestionante, antisséptico, antiinfeccioso e afrodisíaco.
O Pinho (Pinus sylvestris) evoca imagens de árvores de Natal. No entanto, o óleo essencial de Pinho, quando utilizado na Aromaterapia tem muitas propriedades curativas. O óleo essencial de Pinho é antiinflamatório, analgésico, descongestionante e antiinfeccioso. Pode ajudar a aliviar os sintomas de sinusite, asma, fadiga, alergias e inflamações.
Enfim, a Aromaterapia pode ser usada de diversas maneiras no Natal. Velas, sabonetes e loções aromatizados com óleos essenciais são uma boa idéia de presente para a família e amigos. Além disso, utilise óleos essenciais em aromatizadores e sprays de ambiente para criar um clima festivo nas comemorações. Usados corretamente e com segurança, os óleos essenciais em Aromaterapia podem adicionar tanto a leveza de humor, como acrescentar bem estar no convívio saudável entre as pessoas.
Referências:
• Davis, Patricia 1996, Aromaterapia – Martins Fontes
• Lawless, Julia, 1995, A Enciclopédia Ilustrada de Óleos Essenciais – Thorsons

Deixe uma resposta