Óleos essenciais de laranja e lavanda podem ter efeito similar ao de
medicamentos para aliviar a ansiedade, sugere pesquisa com ratos realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O experimento contou com três grupos de ratos. O primeiro inalou os óleos essenciais separadamente. O segundo foi medicado com um benzodiazepínico, classe de medicamentos da qual faz parte o Lexotan. O terceiro grupo, de controle, não recebeu nada.
O óleo essencial extraído da lavanda atua como calmante, segundo testes com ratos
|
Tanto os óleos essenciais quanto o medicamento reduziram o grau de emocionalidade dos ratos, o que não ocorreu no grupo controle.
“É possível que os efeitos encontrados nos ratos sejam semelhantes nos seres humanos”, afirma Rita Mattei Persoli, bióloga responsável pelo estudo.
Também foi aplicado o chamado Teste da Interação Social no Campo
Aberto, em que os ratos são colocados em uma área ampla, circular e com paredes altas, junto com outro animal com o qual nunca tiveram contato. Os resultados foram similares aos do primeiro teste.
Por último, os pesquisadores analisaram a quantidade de fezes eliminadas durante as pesquisas. Segundo Mattei, quanto mais ansioso o animal, maior a produção de bolos fecais. Isso foi observado nos ratos “controle”, mas muito pouco nos grupos sob efeito dos óleos essenciais ou de calmante.
Em pesquisa anterior, a equipe da Unifesp já havia comprovado a ação sedativa do óleo essencial de rosas. “Estamos estudando, também, outros óleos com possível efeito antidepressivo e analgésico”, revela a bióloga.