Livro Aromaterapia Clínica – Jane Buckle

0

Do site Empório Laszlo

Responsável por viabilizar a introdução da aromaterapia dentre as práticas médicas de diversos hospitais em países estadunidenses e europeus, Jane Buckle, autora da obra, escreve com a propriedade e a paixão de quem há mais de trinta anos dedica-se ao estudo e ao apoio da inserção das práticas integrativas aliada a medicina convencional.    Dividido em três seções o livro aborda desde os fundamentos básicos da aromaterapia (evolução histórica, formas de atuação dos óleos essenciais, taxonomia, toxicidade e contraindicações), alcançando o âmbito clínico, com modelos de política de aromaterapia clínica em hospitais, e exemplos práticos de como os óleos essenciais já são usados na medicina integrativa.

Abrangendo nove especialidades chaves como o cuidado de idosos; cuidados intensivos; dermatologia; saúde mental; oncologia; cuidados paliativos; pediatria e saúde da mulher, são explorados sintomas ou condições específicas em cada especialidade e de que modo a aromaterapia pode ajudar a tratá-los.

Você conhecerá ainda a “Técnica M”, método para a promoção de cura e bem-estar desenvolvido e patenteado por Buckle, que integra aroma e o toque por meio de uma estruturada metodologia em que os receptores da pele enviam sinais ao cérebro. Isenta da necessidade de possuir experiência prévia com massagens terapêuticas, a Técnica M pode ser aplicada quando a massagem convencional é inapropriada como, por exemplo, em casos de pacientes em estágio terminal; crianças sob internação; bebês prematuros, bem como em pessoas com necessidades especiais e pacientes com demência.

Além de tudo isso, o livro ainda traz um capítulo dedicado ao emprego da aromaterapia em hospitais nos EUA, Reino Unido e outros países. A autora aborda o resultado da introdução do uso de óleos essenciais no ambiente hospitalar e o benefício obtido por pacientes e profissionais de saúde.

“Aromaterapia Clínica: óleos essenciais no cuidado da saúde” consiste em uma referência indispensável para aromaterapeutas, médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, que desejam ampliar o potencial curativo de seus tratamentos com o uso de óleos essenciais. Durante esta leitura você conhecerá o que é, de fato, a aromaterapia clínica e como é possível utilizá-la de forma científica na prática.

SOBRE A AUTORA:

A Dra. Jane Buckle é uma experiente enfermeira de cuidados intensivos e possui certificação no Reino Unido em massoterapia, aromaterapia clínica, educação adulta e medicina herbal e aromática. Ela obteve seu diploma de bacharel em Medicina Complementar na Universidade de Exeter, após realizar um dos primeiros ensaios clínicos envolvendo o uso da aromaterapia em cuidados intensivos.

Também obteve mestrado em Aromaterapia Clínica na Universidade de Middlesex, doutorado em Gestão de Serviços de Saúde na Universidade de Columbus e, em 2004, financiada pelos Centros Nacionais de Saúde dos EUA, recebeu uma bolsa de estudos para realizar seu pós-doutorado no Centro de Epidemiologia Clínica e Bioestatística da Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia como membro da equipe de pesquisa de medicina alternativa.

O trabalho da dra. Buckle é amplamente publicado em revistas de medicina e enfermagem. Ela dá palestras e apresenta internacionalmente a sua Técnica ‘M’ (um estruturado método de toque que funciona nos receptores da pele que enviam sinais ao cérebro) e o uso clínico da aromaterapia, também tendo sido convidada a palestrar no Fórum de Davos, na Suiça, em 1999.

Ela trabalhou ativamente em pesquisas clínicas e ofereceu consultas a hospitais europeus e americanos.

 

Deixe uma resposta