Óleo essencial de Palo Santo

0

Da Aromaflora

Nome Botânico: Bursera Graveolens

palo_santo
Método comum da extração: Destilação a vapor
Parte normalmente usada: Madeira
Cor: Amarelo pálido, claro
Consistência: Fina
Nota Perfumaria: Médio
Intensidade do Aroma inicial: Médio
Descrição Aromática: Doce, amadeirado, cítrico e levemente mentolado.
Usos: Altamente considerado para aplicações espirituais, usado no trabalho vibracional e limpeza da negatividade. Repelente de insetos. Uso possível para a tosse, bronquite e outras doenças respiratórias.
Constituintes principais: limoneno (58,6%), alfa-terpineol (10,9%), mentofurano (8,6%), carvona (2%). germacreno-D (1,7%), y-muroleno(1,2%), transcarveol (1,1%) e pulegona (1,1%)

Palo Santo é uma árvore nativa da América do Sul muito reverenciada. Traduzido literalmente, Palo Santo significa “Madeira Sagrada” e é o nome espanhol da planta Bursera graveolens. Esta árvore vive na região sul americana de Gran Chaco (no norte da Argentina), Paraguai, Bolívia e no Mato Grosso brasileiro.
Esta madeira é utilizada pelos curandeiros e xamãs em cerimônias de ayahuasca, rituais, e sessões de cura e limpeza. São conhecidas algumas propriedades terapêuticas desta planta, principalmente para asma e tuberculose.Também é conhecida como crispin, carana e huancoe.
O óleo essencial é considerada um primo do óleo de Olíbano porque ambos possuem constituintes semelhantes (principalmente limoneno), aromas ligeiramente semelhantes e ambos têm aplicações similares.Obtido da destilação da madeira, o óleo essencial é fresco e intensamente cítrico apresentando uma bela coloração dourada.
O Óleo Essencial de Palo Santo está ganhando mais notoriedade na aromaterapia holística, mas não está de todo documentado ainda sobre os seus usos.
Traduzido literalmente, Palo Santo significa “Madeira Sagrada” . Palo Santo tem sido usado por centenas de anos pelos xamãs nativos para aplicações espirituais. Repetidamente há referências de que o uso do óleo ou a queima da madeira pode ajudar a limpar um espaço da negatividade.
Para aqueles que integram os óleos essenciais dentro de meditação, oração ou outras aplicações espirituais, Palo Santo é um óleo que prestar muita atenção.
O óleo parece ser particularmente calmante, de aterramento e calmante podendo ser utilizado como um óleo importante para aplicações em Chakras.
Na Aromaterapia, seu uso é frequente como repelente natural de insetos, afrodisíaco e expectorante embora suas propriedades terapêuticas indiquem-no também como antidepressivo, depurativo, anti-reumático, antisséptico e antifúngico da pele.
O aroma de Palo Santo é exclusivamente doce e amadeirado. O Óleo Essencial de Palo Santo lembra uma combinação inebriante de olíbano, cedro atlas, sweetgrass, limão e uma pitada sutil de hortelã.
Emocionalmente, o Óleo Essencial de Palo Santo provoca uma sensação aterramento, de paz e de calma. Pode ser útil também para a ansiedade, trauma emocional e depressão.

Informações de segurança: Embora limitada, existe informação documentada respeitável sobre a segurança do Óleo Essencial de Palo Santo para aplicações tópicas, é prudente evitar ou limitar drasticamente o uso tópico puro do óleo no momento.

Nota Importante: A informação de óleo essencial previsto dentro das propriedades do óleo essencial é destinado somente para fins educacionais. Esta informação não é considerada completa e não é garantido para ser exato.

Informações gerais de segurança: Não tome nenhum óleos essenciais internamente, sem a consulta de um profissional qualificado em aromaterapia. Não aplique óleos puros essenciais, absolutos, CO2s ou outras essências concentradas na pele.
Se você estiver grávida, epiléptico, problemas hepáticas, câncer, ou qualquer outro problema médico, use óleos essenciais somente sob a orientação adequada de um profissional qualificado em aromaterapia.
Tenha muito cuidado ao usar óleos com as crianças e dar às crianças apenas os mais suaves óleos em doses extremamente baixas. É mais seguro consultar um profissional qualificado em aromaterapia antes de usar óleos essenciais com as crianças.
Um teste de esparadrapo deve ser realizado antes de usar um óleo essencial que você nunca usou antes.
Por mais informações em profundidade sobre as questões essenciais de segurança de um óleo essencial, leia Essential Oill Safety por Robert Tisserand e Tony Balacs.

Referências:
foto: Google e  – erboristeriadurga.blogspot.com

http://www.aromaweb.com/essential-oils/palo-santo-oil.asp
http://www.perfumesbighouse.com/2009/03/amor-america-palo-santo-by-natura.html
https://es.wikipedia.org/wiki/Bursera_graveolens

 

Deixe uma resposta