Texto do blog B y Samia Aromaterapia
Óleo Essencial Bagas de zimbro, também chamado de Junípero, onde seu óleo essencial é derivado dos cones baga-como sementes de Juniperus communis, que pertence à família Cupressaceae.
Desde os tempos antigos, junípero ou zimbro tem sido um tempero importante em inúmeros pratos europeus, e particularmente onde cresce abundantemente, como em todas as regiões alpinas. É usado para dar sabor a uma grande variedade de alimentos, como chucrute, recheios, patês vegetais, e bebidas, como chá e, claro, a mais famosa, gin.
Descrição física:
Dependendo da variedade geográfica, o arbusto espesso pode atingir uma altura em qualquer lugar entre 1 e 3 metros, e a árvore colunar ocasionalmente atinge uma altura de 10 mts.
‘Horizontalis’ O menor corpo prostrado é nativa do nordeste da América e ‘erecta’ o mais alto variedade é muito comum em toda a Europa. O crescimento do junípero, tem galhos finos, lisos com agulha-como as folhas dispostas em verticilos de 3. Ele tem pequenas bagas-como cones, cerca de 1 centímetro de diâmetro, com escalas de couro que são verde quando jovem. As bagas precisam de até três estações de crescimento para amadurecer, momento em que eles começam a virar uma cor azul-escuro. Em todas as fases de desenvolvimento em que são cobertos com uma flor branca.
Nativa da Ásia, Canadá, norte da Europa, Escandinávia e Sibéria, é cultivado atualmente para a produção de óleo essencial na Áustria, Canadá, Checoslováquia, França, Hungria, Índia e Itália.
Folclore e usos tradicionais Bagas de zimbro, ou Junípero
Folhas e galhos foram usados desde tempos antigos, quando a planta foi acreditada possuir o poder de afastar os maus espíritos, forças negativas e doenças. Essas peças também foram utilizados para limpeza e purificação do corpo, mente e espírito. Ramos e bagas foram queimados na Suméria e da Babilônia como um sacrifício aos deuses e considerada sagrada para a deusa suméria Inanna e sua sucessora, a deusa Ishtar semita.
No antigo Egito e Tibete, era altamente valorizada como um medicamento e como um ingrediente em incenso religioso. Um remédio para o tratamento de vermes foi descoberto no Egito, em um papiro que remonta a 1550 aC. Desde aquela época, os povos indígenas de muitas culturas têm usado zimbro ou junípero para tratar uma grande variedade de condições, incluindo infecções urinárias, doenças respiratórias, bem como condições artríticas e reumáticas.
Na Europa e na Ásia, as agulhas e as bagas foram usados para fazer tônicos para nos rins e no estômago, doenças e americanos nativos do noroeste do Pacífico utilizados tônicos feitas de ramos para tratar resfriados, gripe, artrite, dores musculares, e problemas renais. Na verdade, permanece na Farmacopéia British Herbal.
Colheita e extração:
Bagas de zimbro ou junípero, podem levar dois ou três anos para amadurecer, tão tipicamente verdes, frutos verdes e maduros os escuros azuis ocorrem na planta ao mesmo tempo. As bagas de zimbro maduro ainda estão sendo recolhidos de forma honrada, tempo que pouco mudou ao longo dos séculos. No outono, as colheitadeiras cuidadosamente batem os ramos do arbusto com paus, até que os frutos maduros se soltem em coleta de cestas ou folhas colocadas embaixo do arbusto.As bagas verdes que ainda estão verdes, permanecem nos galhos, e podem ser recolhidas no ano seguinte se tiverem suficientemente amadurecidas.
As bagas colhidas serão espalhadas em camadas finas para secar lentamente à sombra, e grande cuidado é tomado para evitar a fermentação que ocorre facilmente quando as frutas frescas são armazenadas em sacos. Frutos danificados ou fermentado deve ser vendidos com um desconto, já que apresentam uma aparência pobre e tem uma fragrância e sabor inferior.Após a secagem, as bagas se transformam em cor azul-negro familiar.
Baga de zimbro ou junípero, seu óleo essencial é obtido por meio de destilação a vapor das bagas, ou, por vezes, as agulhas e galhos. O óleo essencial das bagas produz um rico odor coníferas fresco com um “frutado” fraco e nota balsâmica. O óleo essencial derivado a partir de agulhas e galhos não tem a plenitude rica de fragrância, e tem um mais perfume de pinho.Apesar de zimbro, óleo essencial da baga ser um pouco mais caro do que o derivado das agulhas, é muito mais eficaz na aromaterapia e, portanto, você realmente usará muito menos do que em seus tratamentos.
Aromaterapia
É um óleo essencial com um estimulante limpeza insuperável e ação purificadora, o que torna eficaz na luta contra a celulite e retenção de água. Para beneficiar da sua ação diurética, misturá-lo com erva-doce, cipreste e grapefruit e massagear a área afetada. Para obter os melhores resultados, o tratamento duas vezes ao dia com combinações de massagens e banhos.
A sua ação de limpeza também podem ser utilizados com grande efeito com artrite, reumatismo e gota, uma vez que favorece a eliminação de ácido úrico, que é um fator que contribui com estas doenças. A massagem é o método mais eficaz de tratamento para estas condições porque estimula a circulação, apesar de o óleo podem também ser utilizados de forma eficaz em ambas as compressas quentes e banhos.
Junípero também tem um leve efeito analgésico que ajuda a aliviar gerais dores musculares.
Tradicionalmente conhecida por ter uma afinidade para o trato urino-genital, ainda muitos terapeutas, fazem deste óleo sua primeira escolha de óleos essenciais para o tratamento de cistite. Em casa, ele pode ser utilizado em um ducha ou um banho de assento, bem como massageada no abdômen. É claro que se os sintomas persistirem, você deve consultar o seu médico.
Condições do problema de pele como acne, dermatite e eczema, respondem muito bem ao óleo essencial, onde transmite uma ação anti-séptica, adstringente e calmante. Usado em um carreador é útil com seborreia do couro cabeludo, e em cremes e loções, é um tônico para a pele, sem brilho oleosa e congestionada.
Junípero e seu óleo é um neurotônico eficaz que pode ajudar com casos de estresse, ansiedade. Seu efeito global sobre o sistema emocional é um dos fortalecedores para a limpeza, ajudando a dissipar emoções negativas, como insegurança, tristeza, solidão e culpa. Junípero auxilia a estimular e fortalecer seu organismo, e traz uma ampla gama de benefícios terapêuticos.