A lenda conta que Einstein teve algumas de suas melhores ideias enquanto fazia a barba.
Mas, para a maioria dos homens, esse ritual matinal nada tem de relaxante. Barbear-se ou depilar-se é uma empreitada frustrante que pode causar na pele: coceira, dor por causa da alergia à lâmina e pode terminar a empreitada cheia de pequenos cortes. Rosto e perna livre de pelos, mas cheios de remendos de papel higiênico manchado de sangue, ninguém merece!
Nada pior! Então ao depilar ou barbear-se vamos cuidar para que seja algo tranquilo com a ajuda de algumas dicas e de óleos essenciais:
- Importante que o faça em um bom banho ou logo depois que sair deste, pois a água quente vai ajudar a amaciar os pelos e abrir os poros e o corte será muito mais suave.
- Escolha sempre creme, espuma ou gel de qualidade ou faça você mesmo, abaixo uma receita caseira tirada do site da Espalhou, com óleo essencial de Sândalo (cicatrizante e aroma amadeirado agradável),Lavanda (antisséptico e cicatrizante) e Tea Tree (bactericida).
- Faça mais espuma, mas umedeça a pele antes. Quanto mais hidratada melhor.
- Uma boa gilete é essencial, com somente uma lâmina. Os dermatologistas afirmam que duas ou três lâminas são um exagero, é traumático, pois depois da primeira lâmina puxar a pele ao redor dos pelos para cima, a próxima lâmina retira os folículos da pele. Troque a gilete toda semana. Com a mão livre estique a pele e lave a gilete frequentemente.
- Siga sempre o sentido do crescimento do pelo.
- Após terminar, feche os poros lavando o local com água fria,
- Enxugue e aplique uma boa loção. Importante escolher uma loção que ajude a minimizar a irritação da pele, a não encravar os pelos. Recomendo a Johnny Loção Hidratante da BioEssência com Óleos essenciais orgânicos de Patchouli (hidratante), Tea Tree (bactericida), Hortelã (refrescante) e Capim Limão (anti-inflamatório). Foi desenvolvido para ser usado para barbear ou depilar e também como pós-barba e pós-depilação.
- Caso precise estar sempre de cara limpa no trabalho, deixe de lado a lâmina nos finais de semana, uma boa dica para minimizar as alergias e os pelos encravados. E na hora de barbear novamente, não raspe tão rente ou a irritação vai reaparecer.
- Um adstringente, em forma de lápis ou em pó ajuda na hora que você se cortar. Pressione um pouco com o dedo sobre corte e o sangramento irá parar.
Receita do dia
O creme caseiro oferece um deslizamento mais preciso a pele, cuidando e hidratando.
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de óleo de jojoba, ou de amêndoas
- 2 colheres de sopa de manteiga de cacau
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 4 colheres de sopa de sabonete líquido;
- 1 ½ xícara de água;
- 8 gotas de Óleo essencial de Sândalo*;
- 4 gotas de óleo essencial de Lavanda*;
- 2 gotas de óleo essencial de Tea Tree*.
Modo de Preparo:
Separe uma panela, onde vai colocar a manteiga de cacau e o óleo de amêndoas. Deixe o fogo no mínimo. Quando a manteiga de cacau estiver derretida e bem mesclada com o óleo de amêndoas, passe para uma tigela, e espere esfriar.
Em outra panela, ou na mesma desde que tenha sido lavada, coloque a água, e novamente, o fogo no mínimo. Adicione o sabão líquido. Se quiser, poderá ser o momento para acrescentar uma colher de chá de mel, mas é opcional.
Coloque o bicarbonato de sódio, mexendo até que esteja totalmente dissolvido. Retire do fogo, e despeje na tigela onde está a manteiga de cacau com o óleo de amêndoas. Adicione também o óleo essencial.
Passe tudo para o liquidificador, e deixe bater em velocidade máxima por 5 minutos. Vai espumar muito, e provavelmente vai sair um pouco pelas bordas do liquidificador.
O resultado final será uma espécie de merengue, que deverá ser guardado num frasco que possa ser bem fechado, e que esteja seco e limpo. Antes de usar, agite bem.
* Você pode escolher o óleo essencial que quiser, basta conhecer as propriedades deles e seu Fator de Mistura…ai, aroma de acordo com seu prazer!