Texto blog Vera Guedes Aromatherapy
- O QUE É?
É uma forma de terapia complementar, que vem somar ou mesmo potencializar outros tratamentos. Procura tratar não apenas um mal estar eventual, e sim o indivíduo como um todo, em outras palavras, o seu foco de atenção não é a doença, é a pessoa.
É um tratamento designado a ajudar na manutenção do bem-estar físico, mental, emocional e espiritual através da aplicação de óleos essenciais grade terapêutica, procurando não apenas trazer bem-estar físico, mas promover mudanças positivas para a vida do indivíduo através da busca do equilíbrio e harmonia interna deste.
Embora exista a tendência de se acreditar que a Aromaterapia Clínica seja apenas a aplicação de massagens aromáticas, o efeito real dela é muito mais profundo e terapêutico.
Uma vez que o tratamento com aromaterapia é baseado no uso de óleos essenciais (OE), tem como principal objetivo promover o desenvolvimento do equilíbrio e a harmonia interna do indivíduo a ser tratado. Para tanto, o foco de um terapeuta deve estar em oferecer óleos essenciais de efeito desintoxicante, elevante, revigorante, energizante, calmante e relaxante, em outras palavras, óleos que ajudem o corpo a se recuperar de suas condições estressantes e reconquistar saúde e bem estar.
O efeito terapêutico dos OE combinado com a massagem oferecem calma e relaxamento para quem recebe. É comprovado que a aplicação da massagem ajuda no processo de eliminar toxinas e promove a recuperação e cura para a pele por estimular a circulação sanguínea a qual carrega oxigênio, nutrientes vitais e minerais para a área que recebe a massagem.
O Aromaterapeuta Clínico buscará investigar sobre os detalhes do estilo de vida da pessoa, como um todo (saúde, histórico familiar, trabalho, vida social, alimentação, hábitos, atividades e outros), além da questão específica apresentada que o paciente descreve. Este profissional pode avaliar qual ou quais seriam os OEs mais adequados para a condição da pessoa que vem em busca de melhorias na sua saúde e qualidade de vida.
Aromaterapia não é somente praticada através da massagem, existem vários outros meios para que o uso dos OE possam ser utilizados e de forma efetiva como na massagem. Estão incluídos nestes métodos: creme e loção para o corpo, sabonete líquido de base neutra, shampoos e condicionadores, inalação, compressas e roll-on. Ver Formas de Uso
- SEU USO
- INDICAÇÕES
A escolha da sinergia correta (“mistura” correta de óleos essenciais) para a pessoa ajuda a melhorar sua saúde, minimizar dores, trazer calma para a mente e aliviar o nível de stress e tensão oferecendo equilíbrio geral para a pessoa.
Os óleos essenciais utilizados na prática da Aromaterapia Clínica são considerados fontes vivas de substâncias curativas, comprovadamente adstringentes, antissépticas, analgésicas, antidepressivas, ansiolíticas, calmante para os nervos, digestivas, germicidas, expectorantes e mucolíticas, equilibradores hormonais, relaxantes, restauradoras de células danificadas e muito mais.
- BENEFÍCIOS
Bem-estar, equilíbrio, melhor gerenciamento do estresse, mais qualidade de vida e harmonia, são estes, entre outros, os benefícios oferecidos por profissionais bem treinados para praticar a arte do “cuidar do outro” através da aromaterapia.
“Identificar desequilíbrios, saber as propriedades curativas de cada planta, adequar as formas de aplicação… isso é ciência! Combinar os aromas, criar sinergias harmônicas, personalizadas, adequadas ás necessidades e desejos de cada um… isso é arte! ” Mariana Ribeiro (Aromaterapeuta Clínica)