Desde os primórdios da civilização, o homem vem tentando explicar como a natureza funciona. No entanto, suas visões sempre apresentam a natureza a partir de certa distância do observador. O livro do Dr. Dietrich Gümbel tem o poder de nos colocar como parte da trama, imersos no tecido do Planeta, com outros seres que compõem o pulso de Gaya.
Para isso, compara nosso corpo com as plantas que nos cercam e nossos cheiros e hormônios com os aromas e fármacos que as plantas produzem, deixando à mostra que o corpo humano se relaciona com os outros seres vivos. Além disso, o autor apresenta uma possibilidade de compreensão de doenças a que estamos sujeitos, auxiliando o autodiagnóstico, a escolha de um tratamento natural, que nos considera um todo indiviso, com base em projeções que vão do científico ao espiritual.
Assim, é considerado, em especial, o uso de 13 plantas que produzem óleos essenciais intensos, os quais atuarão em nosso corpo como hormônios vindos de fora para auxiliar os que são produzidos por nossas próprias glândulas endócrinas, com a intenção de suprir as faltas, controlar os excessos e contribuir para o equilíbrio desejado de suas funções. Portanto, por meio de nossas próprias escolhas, essa prática propicia o afinamento do compasso de nosso corpo, gerando a cura desejada.
O livro capta nossa atenção pela complexidade do simples, pois, para compreender como os óleos essenciais atuam em nosso corpo, devemos antes entender esse corpo, o corpo dessas plantas e as correlações daí decorrentes.
Excelente fonte de informação para estudantes de ciências da vida, esta é uma obra para terapeutas, médicos, enfermeiros e quem deseje maior conhecimento sobre seu próprio corpo, procurando melhorar sua saúde e bem-estar.
Resenha Editora Laszlo.