Texto do Blog da Aromaflora
Com as recentes manchetes de celebridades e políticos no enfrentamento do câncer, hoje compartilho com vocês uma tradução livre de um dos artigos de Bárbara Grennwood, proprietária da Green Valley Aromatherapy, que aborda como enfrentar um diagnóstico de câncer.
“O câncer é uma palavra que acende o medo em todos nós.
Após os testes feitos e a espera pelos resultados, o estresse, a ansiedade e o medo já estão alojados em nosso corpo. O medo da resposta é um medo do desconhecido.
Assim que os médicos dão aos pacientes um diagnóstico de câncer, eles irão sugerir várias opções de tratamento para esse tipo particular de câncer.
O paciente vai se sentir sobrecarregado com tantos pensamentos diferentes, emoções, dúvidas e sentimentos confusos, muitas vezes renegando e não entendendo tudo o que é dito.
Óleos essenciais e bem-estar emocional
Enquanto o trabalho do médico é para cuidar do câncer, é trabalho do paciente cuidar de si mesmo.
É nesse momento que os óleos essenciais poderão ser usados por pacientes com câncer principalmente como um agente de tratamento de suporte para o bem-estar geral.
Em outras palavras, pacientes com câncer podem usar aromaterapia e óleos essenciais para melhorar o seu bem-estar mental e emocional.
Preparando-se para a consulta médica
Antes de ir para uma consulta médica, procure obter uma boa noite de sono. Para isso, adicione 2 gotas de óleo essencial de lavanda na esponja ensaboada para um banho quente. Em seguida, coloque 2 gotas de óleo essencial de lavanda em um chumaço de algodão e coloque-o sob a fronha antes de dormir.
No dia da consulta coloque uma gota de óleo essencial de lavanda e mais uma gota de óleo essencial de grapefruit em um lencinho ou aromatizador pessoal e mantenha-o acessível para ajudar a ouvir a consulta com clareza e sem ansiedade.
Receita aromaterapia para enfrentar o medo
Sândalo tem sido utilizado, no sentido espiritual, para ajudar a se preparar para o que vem a seguir.
Este óleo ajuda a liberar o medo do desconhecido, para chegar a um acordo com o que aconteceu e para ajudar a trazer a paz interior.
Experimente esta receita no banho, num óleo de massagem ou mesmo numa inalação.
3 gotas de óleo essencial de sândalo
2 gotas de óleo essencial mirra
3 gotas de óleo essencial de gerânio
2 gotas de óleo essencial olíbano
Óleo essencial para tratar os sintomas e efeitos secundários de Câncer
Utilização de óleos essenciais para tratar os sintomas e os efeitos colaterais do câncer e tratamento do câncer seguem os princípios básicos da aromaterapia pra tratamento de alivio de estresse, de dores, enjoos, suporte mental e emocional .
De acordo com Patricia Davis, (Aromaterapia, 1996, pg 316, Martins Fontes): “uma aplicação pouco conhecida, mas muito útil do óleo essencial de Niaouli é a de coadjuvante em radioterapias nos tratamentos contra o câncer. Uma fina camada de óleo de Niaouli aplicada à pele antes de cada aplicação de cobalto proporcionará alguma proteção contra queimaduras da pele, reduzindo a gravidade de tais queimaduras. É possível que as propriedades estimulantes dos tecidos também contribuam para acelerar o desaparecimento das queimaduras”
Tem sido dito que o câncer é uma palavra, não uma sentença. Não importa como o paciente se sente sobre o seu diagnóstico, o medo e a ansiedade são sentimentos inevitáveis.
Use óleo essencial de lavanda e óleo essencial de sândalo para aliviar a ansiedade e o medo, e também para promover relaxamento das tensões.”