Camundongos com tumor foram tratados com o óleo e, em três dias, os cancros não podiam mais ser detectados
O Oléo da árvore chá, também conhecido como óleo de melaleuca, pode ser usado no futuro como uma maneira rápida, barata, segura e eficaz tratamento para o câncer de pele e lesões pré-cancerosas, segundo pesquisadores da University of Western Austrália. O óleo da árvore chá é comumente usado, na Austrália, para o tratamento de acne.
Um estudo de três anos da UWA Research Group sobre o óleo da árvore chá descobriu que camundongos com tumores sólidos sob a pele, tratados com uma formulação do óleo de melaleuca, apresentaram uma inibição do crescimento do tumor e uma regressão do tumor dentro de um dia de tratamento. No prazo de três dias, os tumores não podiam mais ser detectados.
O estudo realizado por pesquisadores associados Sara Greay e Demelza Ireland do UWA da Escola de Ciências Biomédicas, Químicas e Biomoleculares e colegas, foi publicado online na revista Câncer Quimioterapia Farmacologia e contou com colaboração da Rural Industries Corporation Investigação e Desenvolvimento (RIRDC) e Pty. Ltd. Novasel.
Greay disse experimentos indicou ainda o efeito anti-câncer da formulação de óleo da árvore do chá parece envolver a ativação do sistema imune.
“Estamos muito animados sobre estes resultados e estão esperando para encontrar financiamento para um pequeno ensaio clínico de cerca de 50 pessoas com lesões pré-cancerosas, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de cancros da pele”.
Ao contrário de outras quimioterapias para o câncer de pele, que têm tempo de tratamento que varia entre três a 16 semanas e pode causar náuseas e sintomas do tipo gripal, a formulação de óleo melaleuca só produz irritação na pele suave que desaparece dentro de alguns dias de tratamento de acabamento.
“Acreditamos que a formulação é crucial para evitar a evaporação e aumentar a penetração do óleo da árvore do chá através da pele,” disse o Greay.
A Austrália possui a maior incidência de câncer de pele em todo o mundo, com cerca de 434 mil pessoas sendo tratadas de câncer de pele a cada ano. Além disso, em 2001, o Conselho do Câncer Austrália o custo estimado do tratamento do câncer de pele foi de US$ 264 milhões.
O óleo da árvore do chá é um combustível renovável, recurso natural de Melaleuca alternifolia, uma árvore nativa da Austrália. O aumento da procura pelo óleo iria fortalecer a indústria e, além disso, os benefícios médicos também beneficiariam as comunidades rurais com base na produção do óleo.
Texto http://www.isaude.net/
Referências
Cancer Chemotherapy and Pharmacology November 2010, Volume 66, Issue 6, pp 1095-1102 Date: 21 Feb 2010
http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00280-010-1267-3
http://www.dailymail.co.uk/health/article-1292074/Tea-tree-oil-offers-hope-new-effective-treatment-skin-cancer.html