Trecho de um texto de Tahiana Ferraço do Quintal da Bruxa
Em se tratando de problemas de pele é um pouco complicado fazer o diagnóstico uma vez que estas doenças possuem algumas características um pouco semelhantes porém não são a mesma coisa. O profissional mais qualificado para realizar o diagnóstico e solicitar exames é sem dúvida o Dermatologista. Então não hesite em procurá-lo quando tiver algum problema na pele com as características destes dois problemas que hoje atingem de 1 a 3 % da população.
O que é a Psoríase?
É uma doença inflamatória crônica da pele. Não é contagiosa e esta relacionada com a transmissão genética. Atinge homens e mulheres igualmente e tem uma maior prevalência de aparecimento antes dos 30 anos de idade e após os 50 anos. As principais manifestações são pele eritematosa, ou seja, avermelhada ou rósea, recoberta por escamas esbranquiçadas.
As lesões geralmente localizam-se nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo mas, em alguns casos podem se espalhar por toda a pele. Frequentemente acomete as unhas e em casos mais extremos, no entanto pouco frequentes, pode atingir as articulações desenvolvendo a artrite psoriásica.
Quais as causas?
As causas exatas ainda não estão bem definidas mas acredita-se que o fator hereditariedade seja importante para o seu desenvolvimento. Até agora em 30% dos casos mais de uma pessoa tinha psoríase na família.
Outros fatores que podem desencadear ou agravar a doenças são: estresse, condições emocionais abaladas, traumas cutâneos, irritações da pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar, ingestão alcoólica e medicamentosa.
A psoríase não acomete os órgãos internos e sendo assim, além do diagnóstico a olho nu pelo dermatologista, o único exame possível para detectá-la é uma biopsia de pele.
Aromaterapia
Óleos essenciais mais indicados:
– Lavanda : calmante e sedativo para o sistema nervoso.
– Laranja: calmante e aconchegante, para trazer tranquilidade e bem estar
– Bergamota: é o “sol” dos óleos essenciais, resgata a alegria de viver, combatendo o desânimo e depressão, trabalha sentimentos de raiva, angústia e frustração, ótimo para os sintomas psicossomáticos com manifestações na pele.
– Tea tree clareza de pensamentos e força para enfrentar o dia a dia
– Alecrim para fadiga mental e exaustão nervosa, desperta a consciência e ajuda a trabalhar os sentimentos de mágoa.
– Camomila romana, calmante e antidepressivo. Resgata tudo o que precisa voltar ao controle e trabalha também os sintomas psicossomáticos (ansiedade, irritabilidade, descontrole) com manifestações na pele.
Como utilizar:
Pingar 1 gota do óleo essencial escolhido no aromatizador pessoal ou fazer uma sinergia e pingar de 10 a 15 gotas em um aromatizador elétrico ou no pessoal
Pingar 1 gota em uma bola de algodão e colocar por dentro da fronha do travesseiro.
– Algodão
Tratamentos Tópicos Naturais
Utilizar gel de aloe vera (cicatrizante e refrescante) com óleo essencial de lavanda ajuda a acalmar a pele e cicatrizar as feridas.
Fazer uma loção com:
2 colheres de creme base
1 colher de hidrolato de hamamélis ou óleo macerado com hamamélis
3 gotas de óleo essencial de cedro
3 gotas de óleo essencial de vetiver
4 gotas de óleo essencial de lavanda
Passar todos os dias nas áreas afetadas.
Fazer um óleo corporal com:
1 colher de óleo vegetal de calêndula
2 colheres de óleo vegetal de germe de trigo
4 gotas de óleo essencial de lavanda
3 gotas de óleo essencial de cedro
3 gotas de óleo essencial de bergamota
Este óleo é muito eficiente para hidratar e proteger a pele ao mesmo tempo que diminui a ansiedade e relaxa. Não se expor ao sol por um período de 12 horas após aplicação ou passar um protetor solar.
Veja texto completo e maiores informações no Blog Quintal da Bruxa
4 Comentários
gostaria de saber se pode fazer um blend de oleos para o aramotizador….
Oi Priscila, pode ser feito sim..entre em contato pelo e-mail cecilia@terapiacomaromas.com.br
Tem curso online.
Gosto muito do tratamento feito com óleos essenciais.
Curso estética
Curso online de aromaterapia veja http://www.aromaflora.com.br