Incluir uma caminhada de 30 a 40 minutos no dia a dia, com certeza vai acrescentar benefícios para a saúde do corpo. Mas para estes benefícios realmente aparecerem andar acelerado e sair realmente para caminhar pelo menos 3 vezes por semana é necessário. Mas, se você não estiver acostumado a caminhar ou fazer algum tipo de exercício, com certeza seu corpo vai reclamar e a cãibra vai aparecer. Se a cãibra aparecer, o ideal é alongar o músculo no sentido contrário ao da cãibra, ou esticar as pernas e puxar os dedos dos pés.
Mas afinal o que são as cãibras? Cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo muscular. Elas acontecem somente na musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna. Uma cãibra pode começar durante uma atividade física, no repouso e até mesmo durante o sono. Muito comum a cãibra começar após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo que está sofrendo o processo.
O uso excessivo de um músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente manter a mesma posição por um período prolongado de tempo pode resultar em uma cãibra muscular. Em muitos casos a causa exata do sintoma é desconhecida. A maioria das cãibras musculares é inofensiva, mas podem estar relacionados a problemas de saúde como: estreitamento das artérias, compressão do nervo, deficiência de potássio, cálcio ou magnésio, uso de medicamentos diuréticos , diabetes, doenças neurológicas, doenças do fígado, distúrbios da tireoide, alcoolismo, etc Assim, buscar ajuda médica é necessário se elas continuarem a incomodar.
Utilize a Aromaterapia para minimizar os efeitos da cãibra, faça uma massagem muscular com do óleo vegetal (amêndoa doce , arnica, copaíba) e acrescente uma gota de um dos seguintes óleos essenciais ou uma sinergia deles. Estes óleos essenciais penetram na pele rapidamente e atingem os tecidos musculares, e com a grande quantidade de antioxidantes melhoram a oxigenação das células e limpam o sistema linfático.
Óleos Essenciais:
– Eucalipto globulus analgésico em dores musculares
– Hortelã pimenta – oxigena as células
– Cipreste relaxante e estimula a circulação;
– Manjericão tem propriedades antiespasmódica e antiinflamatóri;
– Manjerona acalma e relaxa grupos musculares, que inclui também os músculos do coração, cólon, diafragma. É potencializado pelos óleos essenciais com propriedades relaxantes musculares.
Para complementar, consuma mais alimentos como aveia, banana, brócolis, funcho, frutas secas, nozes e laticínios para obter doses suficientes de magnésio, potássio e cálcio.
Referência:
Conferência – Cãibras: Mais do que Bananas? – Dra. Tânia Rodrigues RGNutri