Texto de Vera Guedes
Ylang Ylang – Cananga Odorada – A Flor das Flores
Seu nome deriva da língua Filipina alang-ilang que significa “Flores que Flutuam com a brisa”.
Simbolizam Leveza e Flexibilidade Espontânea.
As lindas flores do Ylang Ylang são tão sensíveis como as flores da Rosa e do Jasmim, elas devem ser colhidas nas primeiras horas da manhã e imediatamente preparadas para o processo de destilação, pois não é aconselhável que sejam manuseadas alem do necessário, pelas mãos do homem, isto evitará que seu precioso óleo essencial não se perca.
Esta linda e sensível flor de cor amarela nos oferece seu valioso óleo essencial para que possamos tratar as pessoas que sofrem de tensão crônica generalizada.
Ela é a Flor que tem grande ressonância com o sistema cardiovascular, é a zeladora da saúde do coração dos Seres Humanos. É especialmente indicado para cuidar dos corações frágeis e delicados, também chamados de coração melindroso, o coração que passou por traumas e medos, particularmente os traumas deixados por relacionamentos afetivos onde ocorreram abusos físico e moral, e, também a traição. Tais traumas podem deixar marcas profundas e gerar muita insegurança na vida das pessoas.
Ao se fechar para a vida, a pessoa pode estabelecer duras regras de comportamento, onde se privará dos prazeres da vida, e, como resultado desta atitude rígida, ela vai se tornando cada vez mais fria e desprovida de alegria e de leveza.
Este é o óleo que promove o relaxamento interno, especialmente para aqueles que direcionam suas vidas pelas vias do padrão de comportamento que demonstram estar em estado de alerta o tempo todo, o típico comportamento de quem tem um mecanismo de defesa ativado 24 horas, a luz vermelha não apaga, pode se perceber isto nas pessoas que apresentam pressão sanguínea elevada, condição a qual pode também estar indicado muita raiva reprimida.
Essas pessoas procuram manter-se ocupadas de muitos afazeres, especialmente afazeres que ocupem as atividades da mente, agindo desta forma não lhes sobre oportunidade para que possam entrar em contato consigo mesma, com suas dores, com seus seqüestros emocionais de forma verdadeira.
A emoção que mais afeta o sofredor neste caso é o medo, medo de ativar dores, ativar raiva, ativar rancor, ativar tudo que está armazenado no âmago do coração.
Este é um fabuloso óleo de efeito equilibrador da energia interna, ele provoca a elevação da energia yin, especialmente dos rins e do coração, isto ajudará a diminuir a pressão que a energia yang está exercendo sobre a vida da pessoa, atuando diretamente no coração e nos rins ele promoverá a transmutação da energia do medo e da raiva. Trará confiança, entendimento e aceitação.
Diminuindo a pressão sobre os rins e o coração, conseqüentemente, ocorrerá o equilíbrio da pressão sanguínea, e também do ritmo cardíaco, principalmente para os sofredores da Síndrome do Pânico.
Harmonizador e equilibrador para a saúde psíquica das mulheres e dos homens, ele age “cordialmente” diminuindo a dureza e a frieza do coração, especialmente no indivíduo que permitiu que sua vida se transformasse em uma obsessiva busca pelo poder e o ter. Promove o resgate da libido pela vida, que é manifestado através da alegria, da flexibilidade e da espontaneidade em suas atitudes e ações.
“Não se preocupe com a perfeição.
Substitua a palavra “perfeição” por “totalidade”.
Não pense que você tem de ser perfeito, pense que tem de ser total. A totalidade dá a você uma dimensão diferente.”
Osho.
Meu dedinho no texto, como utilizar no dia a dia o Óleos Essencial de Ylang Ylang:
Uma boa maneira de minimizar o efeito desse “perfeccionismo” é colocar uma gotinha de Óleo Essencial de Ylang Ylang no difusor pessoal, ou 5 gotinhas no difusor elétrico.
Achou muito forte? Acrescente uma gota de Óleo Essencial de Limão Siciliano, a mistura é perfeita.
2 Comentários
Poxa tenho muito interesse de participar dessa oficina, mas sou do espírito santo.
Oi Rosimeire, com certeza você vai encontrar um curso de aromaterapia básica ai no seu estado…caso em saiba de algum aviso!