Alfazema (Lavanda) com azeite de oliva: mais que aroma

0

A alfazema nasceu na Ásia, mas foram os gregos que mais usaram esta erva tão perfumada. Daí a confusão de origem ser mediterrânea. No começo os gregos usavam a alfazema na água do banho e para perfumar as roupas, mas logo se espalhou pela Europa e não tardou a uso certo na medicina caseira. No Brasil a sua chegada só foi bem mais tarde, no século XVI, pelas mãos dos colonizadores.

O que não faltam são os benefícios para a saúde da alfazema. Na aromaterapia, por exemplo, ela é considerada o óleo essencial básico para praticamente todos os tratamentos. Seu aroma é usado para tranqüilizar o sistema nervoso deixando as pessoas mais serenas.

A alfazema (Lavandula officinalis) da família das labiadas e conhecida como lavanda. Trata-se de um arbusto pequeno, no máximo um metro de altura e com lindas flores de cor azul-violácea .

Da alfazema se aproveita todas as partes das plantas e nelas encontram-se substâncias com princípios ativos , inclusive os fitosteróis e flavonóides, que agem como antioxidante, protegendo o organismo contra o ataque de doenças.

Os princípios ativos da alfazema agem positivamente no tratamento de dor de cabeça, para deixar as pessoas mais calmas e ideais depois de um dia estressado.

A alfazema também tem lugar certo na culinária devido ao sabor doce e perfumado da erva. Com ela preparam-se geléias, aromatizam-se vinagres, azeite de oliva, açúcar e cremes e é um dos ingredientes das ervas à Provençal.

Aromatize o azeite de oliva espanhol com alfazema

Uma maneira fácil de ter sempre lavanda às mãos lavanda é aromatizando o azeite de oliva. Assim, depois de um dia estressado e nervoso uma boa salada regada com o azeite aromatizado pode-se ajudar a reverter o quadro. Ou ainda: coma pão ou queijo com azeite de oliva e alfazema. Vale a pena experimentar!

A aromatização do azeite de oliva com alfazema é ímpar e bem criativa. O azeite de oliva ganha uma apresentação elegante, aroma adocicado e bem perfumado. Ideal para temperar frango e coelho assados.

Rendimento: 42 colheres (sopa) de 10 g –  Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes

  • 5 colheres (sopa) de flores de alfazema desidratadas . 7,5 g
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva extravirgem espanhol . 500 g

Modo de Fazer

  1. Espalhe as flores de alafazema em uma assadeira. Leve ao fogo bem baixo, por 3 minutos ou até as flores ficarem bem secas. Retire do fogo e transfira para o copo do processador. Junte o azeite de oliva e bata por 30 segundos.
  2. Transfira o purê para uma tigela e deixe descansar por 10 minutos.
  3. Em seguida, despeje e mistura em um recipiente de vidro esterilizado e bem seco (capacidade para 500 g).
  4. Ideal para temperar frango e coelho assados.

Valor nutricional por cada colher das de sopa
105 calorias; 0 de carboidratos; 0 de proteínas; 12 g de gorduras totais (2 g de saturada, 9 g de monoinsaturada e 1 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 0 de fibras; 0,1 mg de ferro, e 0 de cálcio.

Do site Azeite sua Vida

 

Comments are closed.