Aromacologia, uma ciência de muitos cheiros – Sonia Corazza

0

Resenha Mayra Corrêa e Castro 

Este é um livro imprescindível na biblioteca de todo aromaterapeuta brasileiro. Embora o título fale em aromacologia, termo criado em 1989 pelo The Sense of Smell Institute para nomear a ciência que estuda a influência dos aromas nos seres vivos sem envolver o aspecto terapêutico, o livro vale bastante para terapeutas da área.

Sua autora, Sonia Corazza, é engenheira química com especialização em cosmetologia, cursou medicina para poder entender melhor do que fala, já trabalhou nas maiores casas de fragrâncias e cosméticos do Brasil, é palestrante requisitada, coordena um programa voluntário de sensibilização olfativa com deficientes visuais, edita há anos o site Beleza Inteligente, é maratonista e uma queridíssima! Sou sua fã inconteste e indico a leitura do Aromacologia a todos meus alunos.

Os grandes méritos do livro são: a excelente introdução à história da perfumaria, uma das mais completas em língua portuguesa (a mais completa é do livro Aroma, uma História Cultural dos Odores, mas esse é um livro esgotado); a precisa descrição do sistema olfatório; as fichas informativas de vários óleos vegetais e essenciais; uma explicação básica e eficiente sobre a técnica perfumística; a tabela com indicações terapêuticas para os principais problemas de saúde no dia a dia; e as receitas culinárias com especiarias. Não é pouco! Mas Sonia condensou informação de primeira qualidade num volume de linguagem acessível, gostoso e fofo de ler.

Portanto, compre-o. Rabisque-o inteiro, cole post-its nele. É pra se manter na cabeceira.

Selecionei a dedicatória do livro para citar:

“Respirar é a primeira coisa que fazemos ao nascer e a última quando morremos. Que todos esses milhões de movimentos sejam valiosamente aproveitados em sua vida!”

Sonia abre palestras e workshops com essa primeira frase, que é para nos darmos conta mesmo da importância dos aromas em nossas vidas. Pode uma dedicatória ao leitor ser mais bacana?!

revisto por Mayra Corrêa e Castro ® 2013

 CORAZZA, Sonia. Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros. São Paulo: Editora Senac, 2004, 2ª edição.

 

Deixe uma resposta