Passo a passo: Jardineira

0
Texto de Gabriela Pastro do Viveiro Sabor de Fazenda

No nosso primeiro post de passo a passo vamos ensinar como montar uma jardineira de ervas e temperos.

Vamos precisar de uma jardineira de aproximadamente 44 cm, saco pequeno de argila expandida (aproximadamente 4L), areia de construção (aproximadamente 4L) e substrato orgânico (aproximadamente 4Kg), ferramentas e quatro mudas. A escolha das mudas deve ser realizada com cuidado, sendo que, dentro da mesma jardineira ou vaso plante sempre espécies com a mesma exigência de água, ou seja, plantas que requerem mais água podem ser plantadas juntas e plantas que preferem solo um pouco mais seco podem ser plantadas juntas. Na dúvida, plante mudas da mesma espécie.

*Lembrando que a jardineira, como qualquer vaso, deve conter furos no fundo.

Passo a passo jardineira ©Divulgação Passo a passo jardineira ©Divulgação

O primeiro passo é cobrir o fundo do vaso com as pedras de argila expandida. A camada não pode ser muito espessa; senão, não haverá espaço suficiente para as demais camadas. Quando os furos estiverem cobertos pelas pedras é o momento de parar de acrescentá-las.

Passo a passo jardineira ©Divulgação

A segunda camada da jardineira irá conter a areia de construção. Esta camada também não poderá ser muito grossa, sendo somente suficiente para cobrir as pedras da camada inferior. Importante: em plantio não é utilizada areia de praia, a presença do sal causa desidratação intensa nas plantas.

Passo a passo jardineira ©Divulgação

A última camada conterá o nosso substrato orgânico. A espessura desta camada dependerá da altura do torrão (raiz mais terra) da muda. O torrão deve terminar na borda do vaso, ou seja, este não deve ultrapassar a borda (veja na foto abaixo). Importante: devemos sempre ter muito cuidado com o manuseio do torrão, se mexermos demais nele ou o desfizermos, vamos acabar matando a muda.

Passo a passo jardineira ©Divulgação Passo a passo jardineira ©Divulgação

Depois de colocarmos as quatro mudas com igual espaçamento, iremos preencher todo o espaço vago com o restante do substrato orgânico. Em nenhuma das etapas precisamos compactar (apertar) o substrato ou o torrão, a água terá este papel! A acomodação dos materiais em camadas pode ser realizada com o auxílio das ferramentas.

Passo a passo jardineira ©Divulgação Passo a passo jardineira ©Divulgação

Por último, iremos regar nossa jardineira até que a água comece a sair pelos furos.

A manutenção é simples! Em primeiro lugar, deixe sua jardineira ou vaso sempre em local com bastante sol (no mínimo 4 horas diárias), luz indireta não vale. Uma dica simples para saber se é a hora de regar: basta fazer um buraquinho na terra com a ponta do dedo e se estiver seca é o momento de regar. A adubação pode ser realizada a cada 30-40 dias, sendo que, para esta jardineira duas colheres de sopa de adubo orgânico são suficientes.

Agora é só aproveitar para utilizar suas ervas em deliciosos prato e bom apetite 😉

Deixe uma resposta