Saches Aromaticos

0

sache-perfumadoAs roupas guardadas por muito tempo acabam por ficar com um odor especial.

Nossas avós e bisavós guardavam suas preciosidades como vestidos de noiva e roupinhas de bebês com saches perfumados com ervas selecionadas para cada caso.
Desta forma espantavam as famosas traças de roupas que destruíam tudo.

Num mundo moderno temos duas opções: seguir a tradição ou usar sachês de produtos adquiridos em lojas de perfumaria e cosmética.

As ervas aromáticas secas têm perfume agradável, escolha a de sua preferência, coloque em saquinhos de tnt, filó, cetim ou outro tecido decorado com capricho e coloque dentro de gavetas, pendurado em armários, nas gavetas da cozinha, junto de livros, onde desejar um aroma gostoso.

Os aromas com ervas muitas vezes são mais suaves e diluídos.

O uso do óleo essencial (ou as essências de base oleosa que são muito mais baratas), podem ajudar a quem não tem acesso à planta desidratada ou deseja um odor mais intenso.

Para confeccionar então este tipo de sachê é necessário um material que iremos embeber com o líquido.

Poderá ser algodão, plumante (daqueles usados para encher travesseiros e bonecas), capim seco, folhas ou flores secas de plantas, sagu ou qualquer outro material que possa absorver o óleo e ir liberando aos poucos o aroma.

 

• Armários de roupas femininas e bebês: muito usado os sachês de lavanda, com seu perfume delicado.
A lavanda (Lavandula spp.) tem várias propriedades medicinais, mas também tem perfume agradável, é bactericida e fungicida. Como erva aromática também é repelente de insetos, principalmente traças de roupas, que se alojam entre as gavetas e comem tecido e papel. Também o capim-limão (Cymbopogon citratus), tem a mesma propriedade;

• Armários de roupas masculinas: madeiras como o cedro (Cedrus odorata) dão excelente saches.
Basta um pedaço da madeira ou sua serragem, colocar em saquinhos de tecido poroso, espalhar pelas gavetas ou pendurar em armários. O óleo essencial de cedro entra na composição de alguns perfumes masculinos, mas também poderemos usar sementes de zimbro (Juniperus communis), que têm aroma muito agradável, assim como alecrim e Ylang Ylang ;

• Armários e gavetas da cozinha: usar ervas ou condimentos aromáticos normalmente usados na culinária, tais como folhas de louro (Laurus nobilis), cravo-da-índia (Syzigium aromaticum) e canela-em-rama (Cinnamomum zeylanicum) erva-doce e pimentas;

saches-perfumados-mistura• Armários de banheiros: A lavanda, sem dúvida, bate qualquer odor na preferência das donas-de-casa, mas também folhas de eucalipto (Eucaliptus citriodora) fornecem ótimo perfume.

• Armários de roupa de cama, mesa e banho:perfumes de lavanda, flores de laranjeira, bergamota, capim-limão, gerânio e vetiver.

• Armário ou prateleira de livros: o uso de folhas de louro amarradas ou mesmo um pedaço de ramo com folhas ajuda a manter as traças de livros longe. Poderá esconder atrás dos livros na prateleira, sem necessidade de elaborar um sache ou então produzir algum mimo para enfeitar o local.

Do Blog FazFacil Artesanato

 

Deixe uma resposta