Aromaterapia Clínica – Como Ela Atua

0

Texto blog Vera Guedes Aromatherapy

  • O QUE É?

É uma forma de terapia complementar, que vem somar ou mesmo potencializar outros tratamentos. Procura tratar não apenas um mal estar eventual, e sim o indivíduo como um todo, em outras palavras, o seu foco de atenção não é a doença, é a pessoa.
É um tratamento designado a ajudar na manutenção do bem-estar físico, mental, emocional e espiritual através da aplicação de óleos essenciais grade terapêutica, procurando não apenas trazer bem-estar físico, mas promover mudanças positivas para a vida do indivíduo através da busca do equilíbrio e harmonia interna deste.
Embora exista a tendência de se acreditar que a Aromaterapia Clínica seja apenas a aplicação de massagens aromáticas, o efeito real dela é muito mais profundo e terapêutico.

  • COMO FUNCIONA?vera_guedes2

Uma vez que o tratamento com aromaterapia é baseado no uso de óleos essenciais (OE), tem como principal objetivo promover o desenvolvimento do equilíbrio e a harmonia interna do indivíduo a ser tratado. Para tanto, o foco de um terapeuta  deve estar em oferecer óleos essenciais de efeito desintoxicante, elevante,  revigorante, energizante, calmante e relaxante, em outras palavras, óleos que ajudem o corpo a se recuperar de suas condições estressantes e reconquistar saúde e bem estar.
O efeito terapêutico dos OE combinado com a massagem oferecem calma e relaxamento para quem recebe. É comprovado que a aplicação da massagem ajuda no processo de  eliminar toxinas e promove a recuperação e cura para a pele por estimular a circulação sanguínea a qual carrega oxigênio, nutrientes vitais e minerais para a área que recebe a massagem.

O Aromaterapeuta Clínico buscará investigar sobre os detalhes do estilo de vida da pessoa, como um todo (saúde, histórico familiar, trabalho, vida social, alimentação, hábitos, atividades e outros), além da questão específica apresentada que o paciente descreve. Este profissional pode avaliar qual ou quais seriam os OEs mais adequados para a condição da pessoa que vem em busca de melhorias na sua saúde e qualidade de vida.

 

vera_guedes3

 

Aromaterapia não é somente praticada através da massagem, existem vários outros meios para que o uso dos  OE possam  ser utilizados e de forma efetiva como na  massagem. Estão incluídos nestes métodos: creme e loção para o corpo, sabonete líquido de base neutra, shampoos e condicionadores, inalação, compressas e roll-on. Ver Formas de Uso 

  • SEU USO
É uma prática terapêutica que faz uso de substâncias aromáticas para tratar pessoas que estão em busca de uma proposta de vida mais ajustada para com as demandas da vida moderna. O profissional qualificado saberá indicar, através do uso tópico (uso externo), os OE  apropriados para cada indivíduo, pois na prática da aromaterapia procura-se, sempre que possível, não oferecer fórmulas prontas – cada ser humano responde aos estímulos externos e internos da vida de forma completamente diferente. Existem 4 formas para os OE cairem na corrente sanguínea – o aromatepeuta clínico deve ser bem treinado para práticas-las.

  • INDICAÇÕES

A escolha da sinergia correta (“mistura” correta de óleos essenciais) para a pessoa ajuda a melhorar sua saúde, minimizar dores, trazer calma para a mente e aliviar o nível de stress e tensão oferecendo equilíbrio geral para a pessoa.
Os óleos essenciais utilizados na prática da Aromaterapia Clínica são considerados fontes vivas de substâncias curativas, comprovadamente adstringentes, antissépticas, analgésicas, antidepressivas, ansiolíticas, calmante para os nervos, digestivas, germicidas, expectorantes e mucolíticas, equilibradores hormonais, relaxantes, restauradoras de células danificadas e muito mais.

  • BENEFÍCIOS

Bem-estar, equilíbrio, melhor gerenciamento do estresse, mais qualidade de vida e harmonia, são estes, entre outros, os benefícios oferecidos por profissionais bem treinados para praticar a arte do “cuidar do outro” através da aromaterapia.

A aromaterapia clínica é verdadeiramente Arte & Ciência,  aquele que aprendeu de forma correta esta eficiente arte de cuidar do outro,  com certeza  pratica com excelência.

“Identificar desequilíbrios, saber as propriedades curativas de cada planta, adequar as formas de aplicação… isso é ciência! Combinar os aromas, criar sinergias harmônicas, personalizadas, adequadas ás necessidades e desejos de cada um… isso é arte! ”   Mariana Ribeiro (Aromaterapeuta Clínica)

 

 

Deixe uma resposta