Dermatite em Cães é Sanada com o uso do Óleo de Tea Tree em estudo Veterinário

0

Pesquisa mostrou alto grau de resultado do óleo essencial de tea tree diluído a 10% em creme quando aplicado diariamente na pele dos animais.

A dermatite é um problema muito comum em cães. As principais queixas são prurido, eritema, erosão e superfície com exsudação. O tratamento convencional geralmente é à base de substâncias ativas anti-microbianas, anti-pruriginosase às vezes uso de corticóides.

Nesta pesquisa realizada em Zurique, na Suíça, cientistas veterinários resolveram testar o efeito do emprego do óleo de tea tree (Melaleuca alternifolia) na dermatite de cães, devido às suas propriedades anti-microbianas e anti-pruriginosas. Eles adicionaram 10% do óleo de tea tree em uma base de creme que era aplicado numa fina camada na área atingida na pele dos cães 2 vezes por dia durante 4 semanas. No total, 53 cães participaram do estudo e todos possuíam dermatite crônica, eczema não específico, dermatite alérgica, piodermite interdigital, dermatite de lambida ou pioderma das dobras cutâneas.

Os veterinários observaram uma boa ou muito boa resposta ao tratamento por parte de 82% dos cães, tendo ao final do estudo uma forte e significativa redução dos problemas, bem como o desaparecimento dos principais sintomas na pele dos animais.

Apenas dois eventos adversos (reações locais) possivelmente relacionadas com o óleo de tea tree ocorreu durante a terapia. Por conseguinte, os cientistas veterinários concluíram que um creme contendo 10% do óleo de tea tree pode ser considerada uma alternativa para a dermatite simples e localizada em cães, podendo inclusive permitir a redução de outros produtos farmacêuticos, talvez até mesmo substituir a terapia padrão.

Dica: Ao usar este tratamento, tente segurar o animal por algum tempo no colo para o creme ter uma boa absorção pela pele, evitando assim, que o animal o lamba. Percebendo insistente tendência a lamber a área com o creme (algo incomum devido ao gosto do óleo), é sugerido o uso momentâneo de cone no pescoço até que o creme tenha total absorção (30-40 minutos). O creme empregado deve ser neutro e sem substâncias tóxicas ou nocivas à saúde do animal (como parabenos – tipo de conservante mais tóxico). Este tratamento é apenas externo. Tendo dúvidas, oriente-se com seu veterinário.

Autor:
Fábián László
Cientista aromatólogo

Referência: Fitzi J, Fürst-Jucker J, Wegener T, Saller R, Reichling J. Phytotherapy of chronic dermatitis and pruritus of dogs with a topical preparation containing tea tree oil (Bogaskin). Schweiz Arch Tierheilkd. 2002 May;144(5):223-31.

Deixe uma resposta