Autor (es): Cha, Jung-Hee; Lee, Sun-Hee; Yoo, Yang-Sook
Resumo
Objetivo: investigar a eficácia da aromaterapia sobre a pressão arterial, variabilidade da frequência cardíaca, velocidade de onda de pulso aórtica eo índice de aumento da aorta de pacientes hipertensos essenciais.
Métodos: Usando um sorteio, 22 participantes foram designados para o grupo experimental e 20 para o controle. O grupo experimental recebeu uma mistura de óleos de limão (Citrus limonum), lavanda (Lavandula angustifolia), e ylang ylang (Cananga Odorata) que foram preparados numa proporção de 2: 2: 1, respectivamente. O grupo controle recebeu uma fragrância de limão artificial de limoneno (35 cc) e Citral (15 cc) mistura. O experimento, a inalação, foi conduzida durante 3 semanas (2 min por inalação, 2 vezes por dia) para ambos os grupos.
Resultados: Houve uma diferença notável na pressão sanguínea sistólica entre os grupos (p = 0,001), no entanto, a diferença da pressão arterial diastólica entre os dois grupos não era significativa. Houve uma diferença notável na atividade do sistema nervoso simpático da variabilidade da frequência cardíaca (p = 0,047). No entanto, as diferenças em velocidade de onda de pulso aórtica ou o índice de aumento da aorta não foram significativos.
Conclusão: Aromaterapia é eficaz na redução da pressão arterial sistólica e atividade do sistema nervoso simpático.