Texto: Beatriz Yoshimura
Algo tão trivial, tão fisiológico, tão básico como respirar! O ser humano consegue uma proeza que não se observa em outras espécies animais com tanta frequência como o ato de prender o intestino. Ah, você é um destes? Como pode algo tão natural ser deixado de lado muitas vezes, por diversos dias, ou semanas?
Não, prender o intestino não pode ser encarado como algo normal! Pois, como digo, se não sai por baixo, sai por cima, por outros canais de excreção. Seja por qual motivo for, não há desculpas para impedir a eliminação das toxinas, o que o sistema digestório rejeitou como sendo bom para o organismo.
Falta de tempo é uma das razões. Acordar cedo, pegar trânsito, trabalhar, chegar em casa e ainda ter que cuidar da comida, das crianças, da casa e do cônjuge, entre outras atividades, reduz o tempo necessário para que possamos nos concentrar no chamado “número dois”. A consequência é que o intestino se acostuma e perde o ritmo. Outros motivos são alimentação pobre em fibras, ingestão insuficiente de líquidos, sedentarismo, etc.
Podemos lançar mão da aromaterapia se suspeitarmos que pode sim, ser uma questão de não relaxar nunca.
Atacando tanto no lado físico quanto emocional, podemos começar fazendo uma boa massagem na região abdominal para estimular os movimentos peristálticos com óleos essenciais estimulantes tanto da circulação, quanto diuréticos, adstringentes, tônicos e desintoxicantes, além de aquecedores e calmantes emocionais, tais como funcho doce, laranja doce, manjericão e manjerona. Alecrim e hortelã pimenta não são exatamente calmantes emocionais, mas são óleos que movimentam, estimulam, então também podem ser adicionados à mistura. Os óleos vegetais, não importa quais sejam, desde que prensados a frio, apropriados para o uso em aromaterapia. Fazer uma boa massagem no sentido horário umas duas vezes ao dia.
Inalar estes mesmos óleos ajudam a acalmar a mente controladora, podendo ajudar muito a quebrar este padrão estagnado. Óleos essenciais de capim limão, lavanda, bergamota, laranja, ylang-ylang e, especialmente, o jasmim para poder ver a realidade das outras pessoas, já que muitas vezes, ocorre a incapacidade de delegar.
Usar estes óleos na inalação diariamente ajuda a quebrar este ciclo, a desfazer a postura “enfezada”, literalmente.
Receitinha da semana:
100 ml de óleo de amêndoas Bio Essência
10 gotas de óleo essencial de Manjericão Bio essência
30 gotas de óleo essencial de Laranja Doce Bio Essência
10 gotas de óleo essencial de Funcho Doce Bio Essência
Misturar todos os ingredientes e aplicar uma pequena quantidade nas mãos e massagear a região abdominal em sentido horário de forma suave e precisa, duas vezes ao dia. Ao tentar evacuar pela manhã, tentar ficar na posição de cócoras para facilitar, mesmo que nas primeiras vezes não funcione. Pode-se fazer um banho de assento com água bem quente com uma colher de sopa desta mistura e ficar na posição de cócoras para também estimular os movimentos peristálticos. Até o intestino se acostumar em trabalhar todo dia!
Com muito líquido, mudanças dietéticas apropriadas e exercícios físicos regulares. E, claro, com uma mente mais relaxada…Porque o mundo não vai acabar enquanto você está despachando no toalete!