Texto Beatriz Yoshimura
O óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia) é mundialmente conhecido por suas poderosas propriedades medicinais. Originário da Austrália, onde os aborígenes costumavam mascar as suas folhas ou fazer chá para fins medicinais, daí seu nome Árvore-Chá.
Seu aroma é bem pungente, canforado e poderoso, levemente apimentado. E o melhor é o da Austrália, com suas propriedades anti-infecciosas, anti-inflamatórias, antissépticas, antivirais, bactericidas, cicatrizantes, expectorante, fungicidas, parasiticidas e imuno-estimulantes.
É um óleo poderoso e só deve ser usado puro na pele após teste de sensibilização. Nestes casos, ideal se usado diluído em no máximo 5% em óleo vegetal de copaíba, outro óleo extremamente útil em diversas afecções da pele.
Tem sido largamente divulgado como útil no combate a micoses e moluscos contagiosos. Mas deve ser adquirido sempre de empresas confiáveis e conhecidas no mercado.
Algumas dicas de uso:
– Micose: dilua 5 gotas de Tea Tree em 5 ml de óleo vegetal de copaíba e aplique na forma de curativo sobre a micose. Serve também para herpes labial ou vaginal bem como para hemorróidas.
– Moluscos Contagiosos: Aplicar com cotonete, puro sobre as lesões ou se a pele for sensível, diluir 5 gotas de Tea Tree em 5 ml de óleo vegetal de copaíba ou de calêndula. 3 vezes ao dia, até sumirem.
– Acne e furúnculos: Aplique com cotonete puro sobre a acne para limpar ou antes de uma extração. Diluir 5 gotas de Tea Tree em 5 ml de óleo vegetal de calêndula e fazer um curativo à noite.
– Acne – prevenção: diluir 18 ml de hidrolato de Alecrim em 36 gramas de Vitabase Gel Neutro, misturar 6 ml de óleo de calêndula até diluir. Por fim, adicionar 12 gotas de Tea Tree e 12 gotas de óleo essencial de Lavanda. Usar como creme facial normal.
– Dor de garganta e aftas: pingar uma gota de Tea Tree em um copo de água e fazer gargarejo de 2 a 3 vezes ao dia. Pode-se também passar uma gota pura na pescoço na região da garganta, massageando.
– Imunidade baixa: usar uma gota de óleo de Tea Tree duas vezes ao dia no Aromatizador pessoal.
– Feridas e machucados: passar puro na pele, para limpar. E aplicar a mesma receita para acne ou micose.
– Caspa: pingar uma gota de Tea Tree no shampoo de uso diário. Ou misturar 4o gotas de Tea Tree em 200 ml de shampoo base neutra, preferencialmente.
– Candídiase: pingar cerca de 5 gotas numa bacia com água morna e fazer banho de assento duas vezes por dia.
O óleo de Tea Tree é uma espécie de “mata-tudo” do bem e deve ser carregado no kit de primeiros socorros, junto com a lavanda e hortelã-pimenta! Entretanto, deve-se assegurar sobre sua qualidade, adquirindo de marcas conhecidas e conceituadas, pois é comum óleos adulterados.